Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/372
Title: Utilização das TICs com alunos que apresentam necessidades especiais como contribuição para uma prática pedagógica transformadora: um estudo realizado na região da campanha do RS
metadata.dc.creator: Rodrigues, Edson Renato Flores
metadata.dc.contributor.advisor1: Streck, Gisela Isolde Waechter
Keywords: Inclusão;Alternativas metodológicas;Tecnologia da Informação e comunicação;PRÁTICAS SOCIAIS E CUIDADO, GESTÃO E REDES SOCIAIS;Inclusion;Methdological alternatives;Information and Communication Technology
Issue Date: 7-Jan-2013
Publisher: Faculdades EST
Citation: RODRIGUES, Edson Renato Flores. Utilização das TICs com alunos que apresentam necessidades especiais como contribuição para uma prática pedagógica transformadora: um estudo realizado na região da campanha do RS. 2013. 58 f. Dissertação (Mestrado em Teologia) - Faculdades EST, São Leopoldo, 2013.
metadata.dc.description.resumo: O presente estudo tem por objetivo, analisar as possíves alternativas metodológicas a partir da utilização das Teconologias da Informação e Comunicação (TICs), bem como realizar uma reflexão acerca das dificuldades de aprendizagem com ênfase na perspectiva do cuidado de crianças portadoras de necessidades educativas especiais, estimulando-se assim, a troca de informações em busca da construção de um conhecimento coletivo e compartilhado. Assim de modo que se possa contemplar o referido objetivo, efetivou-se a pesquisa como um estudo exploratório, através da realização de investigação por meio de questionário semiestruturado com perguntas abertas, aplicado junto ao Banco de Dados da Secretaria Municipal de Educação do Município de Bagé/RS, no ano base de 2011, conjuntamente com o Plano Municipal de Educação. Para subsidiar a pesquisa, utilizou de referenciais bibliográficos de renomados autores e pesquisadores sobre a temática, como González, Delou, Montoan, Ribeiro e Baumel, Libâneo, Demo, entre outros. Desse modo, inclui-se neste contexto, a necessidade de um novo olhar para essa temática. Isto é, repensar as práticas pedagógicas transformadoras, e conseqüentes alternativas metodológicas através da utilização das TICs, direcionadas aos alunos portadores de necessidades educativas especiais, como forma de ampliar o potencial humano.
URI: http://dspace.est.edu.br:8080/xmlui/handle/BR-SlFE/372
Appears in Collections:Base de Teses e Dissertações da Faculdades EST

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
rodrigues_erf_tmp257.pdf520.65 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.