Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/372
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorRodrigues, Edson Renato Flores
dc.date.accessioned2016-07-25T15:28:03Z-
dc.date.available2013-08-17
dc.date.available2016-07-25T15:28:03Z-
dc.date.issued2013-01-07
dc.identifier.citationRODRIGUES, Edson Renato Flores. Utilização das TICs com alunos que apresentam necessidades especiais como contribuição para uma prática pedagógica transformadora: um estudo realizado na região da campanha do RS. 2013. 58 f. Dissertação (Mestrado em Teologia) - Faculdades EST, São Leopoldo, 2013.por
dc.identifier.urihttp://dspace.est.edu.br:8080/xmlui/handle/BR-SlFE/372-
dc.description.abstractThis study aims at analyzing the possible alternative methodologies based on the utilization of the Information and Communication Technologies (ICTs), as well as carrying out a reflection about learning difficulties with an emphasis on the perspective of the care of children with special educational needs, thus stimulating the exchange of information seeking to construct a collective and shared knowledge. Thus, so as to contemplate the above goal, research was carried out as an exploratory study, through carrying out an investigation by means of a semistructured questionnaire with open questions, applied to the Database of the Municipal Education Department of the Municipality of Bagé/RS, in the base year of 2011, as well as to the Municipal Education Plan. To support the research bibliographical references were used of renowned authors and researchers on the theme such as González, Delou, Montoan, Ribeiro and Baumel, Libâneo, Demo, among others. In this way, one includes in this context, the need for a fresh look at this theme. That is, to rethink transforming pedagogical practices and the resulting alternative methodologies through the use of the ICTs directed at students with special educational needs as a way of expanding the human potential.eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherFaculdades ESTpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectInclusãopor
dc.subjectAlternativas metodológicaspor
dc.subjectTecnologia da Informação e comunicaçãopor
dc.subjectPRÁTICAS SOCIAIS E CUIDADO, GESTÃO E REDES SOCIAISpor
dc.subjectInclusioneng
dc.subjectMethdological alternativeseng
dc.subjectInformation and Communication Technologyeng
dc.titleUtilização das TICs com alunos que apresentam necessidades especiais como contribuição para uma prática pedagógica transformadora: um estudo realizado na região da campanha do RSpor
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoO presente estudo tem por objetivo, analisar as possíves alternativas metodológicas a partir da utilização das Teconologias da Informação e Comunicação (TICs), bem como realizar uma reflexão acerca das dificuldades de aprendizagem com ênfase na perspectiva do cuidado de crianças portadoras de necessidades educativas especiais, estimulando-se assim, a troca de informações em busca da construção de um conhecimento coletivo e compartilhado. Assim de modo que se possa contemplar o referido objetivo, efetivou-se a pesquisa como um estudo exploratório, através da realização de investigação por meio de questionário semiestruturado com perguntas abertas, aplicado junto ao Banco de Dados da Secretaria Municipal de Educação do Município de Bagé/RS, no ano base de 2011, conjuntamente com o Plano Municipal de Educação. Para subsidiar a pesquisa, utilizou de referenciais bibliográficos de renomados autores e pesquisadores sobre a temática, como González, Delou, Montoan, Ribeiro e Baumel, Libâneo, Demo, entre outros. Desse modo, inclui-se neste contexto, a necessidade de um novo olhar para essa temática. Isto é, repensar as práticas pedagógicas transformadoras, e conseqüentes alternativas metodológicas através da utilização das TICs, direcionadas aos alunos portadores de necessidades educativas especiais, como forma de ampliar o potencial humano.por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.departmentTeologiapor
dc.publisher.programPrograma de Teologiapor
dc.publisher.initialsESTpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIApor
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6830237544927011por
dc.contributor.advisor1Streck, Gisela Isolde Waechter
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3906144692619471por
Appears in Collections:Base de Teses e Dissertações da Faculdades EST

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
rodrigues_erf_tmp257.pdf520.65 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.