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Title: Direitos humanos, educação e ensino religioso
metadata.dc.creator: Jesus, Maria Lina Rodrigues de
metadata.dc.contributor.advisor1: Schaper, Valério Guilherme
Keywords: Direitos Humanos;Educação;Ensino Religioso;EDUCAÇÃO COMUNITÁRIA COM INFÂNCIA E JUVENTUDE;Human Rights;Education;Religious Education
Issue Date: 16-Jan-2013
Publisher: Faculdades EST
Citation: JESUS, Maria Lina Rodrigues de. Direitos humanos, educação e ensino religioso. 2013. 124 f. Dissertação (Mestrado em Teologia) - Faculdades EST, São Leopoldo, 2013.
metadata.dc.description.resumo: Este trabalho tem como objetivo geral analisar se e como os Direitos Humanos e o Ensino Religioso se relacionam. Para tal, procedeu-se uma pesquisa bibliográfica e documental. Assim, no primeiro capítulo, Os Direitos Humanos no Processo Sócio-histórico, apresentou-se um breve recorte sobre os direitos humanos, principalmente, sobre o que levou ao surgimento de tal debate em âmbito internacional e nacional, e discutiu-se também o conceito direito . Neste, também se buscou refletir sobre a ideia de dignidade humana, a compreensão de direitos humanos na Declaração Universal dos Direitos Humanos e ainda no Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos. No segundo capítulo, Fundamentação Antropológica, discorreu-se sobre a ideia do ser humano na concepção de pessoa, fazendo um caminho de volta ao núcleo fundante e essência da dignidade humana. Estudou-se os elementos constitutivos e a dimensão espiritual do ser humano. No terceiro capítulo, Marcos Legais e Políticas Públicas Direitos Humanos no Brasil após 1988, abordou-se os marcos legais e políticas públicas de Direitos Humanos no Brasil. As normativas analisadas foram: Constituição Federal de 1988, Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN) e Lei n. 9394/96, o Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos (PNEDH), entre outros estudados. Ainda nesse capítulo, há a analise do Ensino Religioso pós-88, os elementos históricos do Ensino Religioso nos diferentes períodos desde os primórdios da historia deste até o momento atual. Analisaram-se os direitos humanos nos Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Religioso (PCNER). No quarto capítulo, O Ensino Religioso e a sua Relação com os Direitos Humanos, argumenta-se, a partir das análises e reflexões decorrentes dos principais marcos legais, desde a Constituição Federal de 1988, e dos demais documentos que dela decorrem (como por exemplo, LDB, PCNER, entre outros analisados no estudo), no âmbito normativo e da oferta da educação do Ensino Religioso (ER) e dos direitos humanos. Além disso, abordou-se a existência da inter-relação entre os Direitos Humanos e o Ensino Religioso. Nesse conjunto, e realizou-se reflexões acerca da diversidade religiosa e dos direitos humanos, em um contexto permeado pelo multiculturalismo, laicidade, direitos humanos e educação. O Estudo realizado explicitou que uma visão de direitos humanos passa necessariamente pelo entendimento de que essa deve considerar os múltiplos olhares de diferentes pontos de visões e percepções nos distintos contextos e tempos. Para educar numa perspectiva que atenda aos princípios da Constituição Federal (CF/88), os fins da educação e que reconheça o ser humano enquanto pessoa na sua inteireza é necessário reconhecer que a dimensão espiritual está nucleada na dignidade. Concluíu-se que os Direitos Humanos e o Ensino Religioso estão intrinsecamente inter-relacionados, tanto nos aspectos normativos legais, em suas bases fundantes, como nos fundamentos dos referenciais teóricos, antropológicos e conceituais analisados, pois a ideia de dignidade está inscrita no interior da literatura consultada e de cada documento estudado.
URI: http://dspace.est.edu.br:8080/xmlui/handle/BR-SlFE/371
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