Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/358
Title: | Mais do que um tour e estudo do idioma: intercâmbio cultural como processo de aprendizagem |
metadata.dc.creator: | Diehl, Tanani Boll |
metadata.dc.contributor.advisor1: | Streck, Gisela Isolde Waechter |
Keywords: | Adolescência;Adolescentes;Educação;Intercâmbio;RELIGIÃO E EDUCAÇÃO;Adolescence;Adolescents;Education;Exchange |
Issue Date: | 21-Feb-2013 |
Publisher: | Faculdades EST |
Citation: | DIEHL, Tanani Boll. Mais do que um tour e estudo do idioma: intercâmbio cultural como processo de aprendizagem. 2013. 119 f. Dissertação (Mestrado em Teologia) - Faculdades EST, São Leopoldo, 2013. |
metadata.dc.description.resumo: | O trabalho de pesquisa Mais do que um tour e estudo do idioma: intercâmbio cultural como processo de aprendizagem está dividido em três partes sendo que a primeira se ocupa com a adolescência, a segunda com a educação e a terceira com o intercâmbio. Identificar situações pertinentes a adolescência, tem-se mostrado de grande importância para auxiliar e compreender as reações dos adolescentes, seus anseios, suas mudanças bruscas de humor, sua ousadia e seus temores. Além disso, aspectos psicossociais e sociais são levados em consideração ao longo da pesquisa, ou seja, suas relações com família e amigos na tentativa de viver a moratória imposta pelo adulto até que alcance a sua adultez . A educação oferecida nas escolas deve proporcionar o pleno desenvolvimento do educando, bem como o exercício constante da cidadania e a preparação para o mundo do trabalho, conforme consta na LDB. A interação, a troca de experiências e a vivência com o grupo de colegas de classe, amigos e educadores permitem que os alunos se apropriem dos momentos em que a educação está acontecendo, alcançando assim, uma educação completa. Importante ressaltar o papel fundamental que o currículo e a avaliação desempenham na educação e, portanto em cada escola comprometida com a formação de adolescentes. O assunto intercâmbio é abordado a partir da pesquisa social feita com alunos que participaram de uma das edições dos programas e apresenta a análise e os resultados dos dados fornecidos pelos participantes da pesquisa. Ainda, com base nos resultados obtidos apresenta-se uma proposta de implantação de programas de intercâmbio nas escolas da Rede Sinodal de Educação. |
URI: | http://dspace.est.edu.br:8080/xmlui/handle/BR-SlFE/358 |
Appears in Collections: | Base de Teses e Dissertações da Faculdades EST |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
diehl_tb_tm257.pdf | 641.45 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.