Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/358
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorDiehl, Tanani Boll
dc.date.accessioned2016-07-25T15:23:56Z-
dc.date.available2013-04-10
dc.date.available2016-07-25T15:23:56Z-
dc.date.issued2013-02-21
dc.identifier.citationDIEHL, Tanani Boll. Mais do que um tour e estudo do idioma: intercâmbio cultural como processo de aprendizagem. 2013. 119 f. Dissertação (Mestrado em Teologia) - Faculdades EST, São Leopoldo, 2013.por
dc.identifier.urihttp://dspace.est.edu.br:8080/xmlui/handle/BR-SlFE/358-
dc.description.abstractThe research More than a tour and study of a language: cultural exchange as a learning process is divided in three parts being the first one concerned with adolescence, the second with education and the third with the exchange program. Identifying situations in regard to adolescence has been very important to help understanding the reactions of adolescents, their longings and their impetuous changing in mood, their audacity and their fears. Moreover, psychosocial and social aspects are taken into consideration throughout the research, in other words, their relations with family and friends in the attempt to live the moratorium imposed by the adult until they reach their adult world . The education offered in the schools must provide the complete development of the student, as well as the exercise of citizenship and his preparation for the world of work, according to what is evident in LDB (Law of rules and basis). The interaction, the change of experience and the living together with the classmates, friends and teachers allow the students to assume the moments in which education is taking place, this way reaching a complete education. It is important to highlight the essential role that curriculum and evaluation play in education and, therefore in each school committed to the formation of adolescents. The subject exchange is approached from the social research carried out with the students that participated of one of the editions of the exchange and shows the analyses and results of the data provided by the participants. Besides, based on the results obtained, a proposal of implementation of exchange programs in the schools of Rede Sinodal de Educação is presented.eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherFaculdades ESTpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectAdolescênciapor
dc.subjectAdolescentespor
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectIntercâmbiopor
dc.subjectRELIGIÃO E EDUCAÇÃOpor
dc.subjectAdolescenceeng
dc.subjectAdolescentseng
dc.subjectEducationeng
dc.subjectExchangeeng
dc.titleMais do que um tour e estudo do idioma: intercâmbio cultural como processo de aprendizagempor
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.referee1Adam, Júlio Cézar
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1768006061329443por
dc.contributor.referee2Nogueira, Sandra Vidal
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1164669318007879por
dc.description.resumoO trabalho de pesquisa Mais do que um tour e estudo do idioma: intercâmbio cultural como processo de aprendizagem está dividido em três partes sendo que a primeira se ocupa com a adolescência, a segunda com a educação e a terceira com o intercâmbio. Identificar situações pertinentes a adolescência, tem-se mostrado de grande importância para auxiliar e compreender as reações dos adolescentes, seus anseios, suas mudanças bruscas de humor, sua ousadia e seus temores. Além disso, aspectos psicossociais e sociais são levados em consideração ao longo da pesquisa, ou seja, suas relações com família e amigos na tentativa de viver a moratória imposta pelo adulto até que alcance a sua adultez . A educação oferecida nas escolas deve proporcionar o pleno desenvolvimento do educando, bem como o exercício constante da cidadania e a preparação para o mundo do trabalho, conforme consta na LDB. A interação, a troca de experiências e a vivência com o grupo de colegas de classe, amigos e educadores permitem que os alunos se apropriem dos momentos em que a educação está acontecendo, alcançando assim, uma educação completa. Importante ressaltar o papel fundamental que o currículo e a avaliação desempenham na educação e, portanto em cada escola comprometida com a formação de adolescentes. O assunto intercâmbio é abordado a partir da pesquisa social feita com alunos que participaram de uma das edições dos programas e apresenta a análise e os resultados dos dados fornecidos pelos participantes da pesquisa. Ainda, com base nos resultados obtidos apresenta-se uma proposta de implantação de programas de intercâmbio nas escolas da Rede Sinodal de Educação.por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.departmentTeologiapor
dc.publisher.programPrograma de Teologiapor
dc.publisher.initialsESTpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIApor
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2900562671030755por
dc.contributor.advisor1Streck, Gisela Isolde Waechter
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3906144692619471por
Appears in Collections:Base de Teses e Dissertações da Faculdades EST

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
diehl_tb_tm257.pdf641.45 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.