Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/354
Title: Capoeira e identidade : um olhar ascógeno do racismo e da identidade negra através da capoeira
metadata.dc.creator: Silva, Jorge Luiz Teixeira da
metadata.dc.contributor.advisor1: Ferraro, Alceu Ravanello
Keywords: Negro;Capoeira;Educação;Identidade e Racismo;RELIGIÃO E EDUCAÇÃO
Issue Date: 31-Jul-2007
Publisher: Faculdades EST
Citation: SILVA, Jorge Luiz Teixeira da. Capoeira e identidade : um olhar ascógeno do racismo e da identidade negra através da capoeira. 2007. 102 f. Dissertação (Mestrado em Teologia) - Faculdades EST, São Leopoldo, 2007.
metadata.dc.description.resumo: Esta pesquisa busca caracterizar a identidade do negro e do racismo através da capoeira. Este foco estabelece conexões com a produção histórica do racismo e da discriminação, que tem produzido formas esteriotipadas de representação social da identidade e do lugar do negro na sociedade. Analisa como os adolescentes negros, alunos do grupo de capoeira Zumbi, de uma escola localizada em um bairro empobrecido, marcados pela discriminação, re-elaboram essas imagens negativas na construção de sua identidade e nas relações interpessoais. Faz aproximações teóricas ligadas à formulação e busca de enfoques historiográficos, sociológicos e educacionais que ajudem a explicitar a história de nossa formação social, o caráter da discriminação étnica e social do negro. Através dos dados etnográficos e das falas dos alunos e professores, busca perceber como as manifestações de racismo e discriminação; e como essas categorias, quando percebidas, podem contribuir, de forma dialética, para processos de inclusão e de democratização das relações sociais.
URI: http://dspace.est.edu.br:8080/xmlui/handle/BR-SlFE/354
Appears in Collections:Base de Teses e Dissertações da Faculdades EST

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
silva_jlt_tm163.pdf474.94 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.