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dc.creatorSilva, Jorge Luiz Teixeira da
dc.date.accessioned2016-07-25T15:58:29Z-
dc.date.available2008-02-27
dc.date.available2016-07-25T15:58:29Z-
dc.date.issued2007-07-31
dc.identifier.citationSILVA, Jorge Luiz Teixeira da. Capoeira e identidade : um olhar ascógeno do racismo e da identidade negra através da capoeira. 2007. 102 f. Dissertação (Mestrado em Teologia) - Faculdades EST, São Leopoldo, 2007.por
dc.identifier.urihttp://dspace.est.edu.br:8080/xmlui/handle/BR-SlFE/354-
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherFaculdades ESTpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectNegropor
dc.subjectCapoeirapor
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectIdentidade e Racismopor
dc.subjectRELIGIÃO E EDUCAÇÃOpor
dc.titleCapoeira e identidade : um olhar ascógeno do racismo e da identidade negra através da capoeirapor
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.referee1Rieth, Ricardo Willy
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2854589063294139por
dc.contributor.referee2Andreola, Balduino Antonio
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6678521937817570por
dc.description.resumoEsta pesquisa busca caracterizar a identidade do negro e do racismo através da capoeira. Este foco estabelece conexões com a produção histórica do racismo e da discriminação, que tem produzido formas esteriotipadas de representação social da identidade e do lugar do negro na sociedade. Analisa como os adolescentes negros, alunos do grupo de capoeira Zumbi, de uma escola localizada em um bairro empobrecido, marcados pela discriminação, re-elaboram essas imagens negativas na construção de sua identidade e nas relações interpessoais. Faz aproximações teóricas ligadas à formulação e busca de enfoques historiográficos, sociológicos e educacionais que ajudem a explicitar a história de nossa formação social, o caráter da discriminação étnica e social do negro. Através dos dados etnográficos e das falas dos alunos e professores, busca perceber como as manifestações de racismo e discriminação; e como essas categorias, quando percebidas, podem contribuir, de forma dialética, para processos de inclusão e de democratização das relações sociais.por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.departmentTeologiapor
dc.publisher.programPrograma de Teologiapor
dc.publisher.initialsESTpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIApor
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4280350543141541por
dc.contributor.advisor1Ferraro, Alceu Ravanello
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2554901969383039por
Appears in Collections:Base de Teses e Dissertações da Faculdades EST

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