Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/34
Title: Práxis dos docentes dos cursos técnicos e tecnológicos e as demandas do mundo de trabalho : um olhar na relação teoria e prática : um foco no TheoPrax
metadata.dc.creator: Santos, Maria de Fátima Luz
metadata.dc.contributor.advisor1: Streck, Gisela Isolde Waechter
Keywords: Educação profissional;Práxis docente;Novas tecnologias;EDUCAÇÃO COMUNITÁRIA;Professional education;Teaching praxis;New technologies
Issue Date: 7-Dec-2008
Publisher: Faculdades EST
Citation: SANTOS, Maria de Fátima Luz. Práxis dos docentes dos cursos técnicos e tecnológicos e as demandas do mundo de trabalho : um olhar na relação teoria e prática : um foco no TheoPrax. 2008. 105 f. Dissertação (Mestrado em Teologia) - Faculdades EST, São Leopoldo, 2008.
metadata.dc.description.resumo: Esta dissertação traz para foco de análise a práxis pedagógica de docentes dos cursos técnicos e tecnológicos frente às influências das inovações tecnológicas com base na microeletrônica e nas demandas do mundo do trabalho. Buscou-se com esse tema superar a dicotomia entre teoria e prática num movimento de investigação na entidade educativa e produtiva, fazendo a análise à luz dessas demandas. Houve uma tentativa de transgredir o preconceito sobre a influência da economia na educação. Entretanto, a autora procura não se ausentar das análises e reflexões críticas, extraindo as contribuições desses fenômenos tecnológicos para a educação, tendo o cuidado de não transcrevê-las e, sim, interpretá-las. A opção metodológica feita pela autora permitiu analisar as influências das tecnologias no mundo do trabalho e suas requisições nos perfis profissionais e nos empregos decorrentes. Possibilitou analisar a práxis de docentes desses cursos e a relação tríade entre epistemologia, axiologia e metodologia, através de estudo de caso na instituição SENAI-BA. A autora faz uma breve análise, também, das tendências e das mudanças tecnológicas no mundo de trabalho, num país industrial e desenvolvido - Alemanha, buscando comparar os requerimentos e as soluções adotadas pelo país eleito. Dessa forma, esse estudo contribui para fortalecer uma visão de sistemas integrados entre teoria e prática. Nessa perspectiva, a autora considera que os fenômenos abordados estão conectados numa relação de interdependência entre áreas do conhecimentos e profissionais, suscitando, portanto, uma práxis docente na direção de produção de conhecimento com autonomia e criatividade na formação de um sujeito cognoscente e ético.
URI: http://dspace.est.edu.br:8080/xmlui/handle/BR-SlFE/34
Appears in Collections:Base de Teses e Dissertações da Faculdades EST

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
santos_mfl_tmp70.pdf1.42 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.