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Title: Sempre o bem dos pobres: o pastor Oscar Romero, o teólogo Jon Sobrino e o povo salvadoreño (um tríptico eclesial e sua atualidade para o século XXI)
metadata.dc.creator: Silva, Rogério Mosimann da
metadata.dc.contributor.advisor1: Schaper, Valério Guilherme
Keywords: Teologia da libertação;Obras da igreja junto aos pobres;Pobreza;TEOLOGIA E HISTÓRIA;Oscar Romero;Jon Sobrino;El Salvador;Oscar Romero;Jon Sobrino;Liberation theology;Church work with the poor;El Salvador;Poverty
Issue Date: 9-Mar-2012
Publisher: Faculdades EST
Citation: SILVA, Rogério Mosimann da. Sempre o bem dos pobres: o pastor Oscar Romero, o teólogo Jon Sobrino e o povo salvadoreño (um tríptico eclesial e sua atualidade para o século XXI). 2012. 303 f. Tese (Doutorado em Teologia) - Faculdades EST, São Leopoldo, 2012.
metadata.dc.description.resumo: A intenção deste estudo é relacionar o bispo Óscar Romero (sua atuação pública, sua prática pastoral e seu coração, elementos que transparecem na palavra de suas homilias) com o teólogo Jon Sobrino. Representantes de carismas eclesiais complementares, ambos só podem ser compreendidos no horizonte do povo salvadoreño crente e pobre, particularmente o povo cristão das Comunidades Eclesiais de Base (CEB s), terceiro elemento de um tríptico. Sobrino é representante da teologia latino-americana da libertação e privilegiado intérprete teológico de Romero. Entre ambos se verificam coincidências de fundo (temáticas e epistemológicas) que se iluminam reciprocamente. Dos escritos de Sobrino, recolhemos tanto as alusões diretas a Romero quanto a presença implícita deste permeando o pensar do teólogo. Ao valorizar a dimensão histórica e a memória, nossa pesquisa não se propõe a tarefa do historiador. E refletindo sobre temas teológicos, não se constitui num estudo sistemático. A atenção está dirigida à discussão de como uma significativa experiência de um passado recente e tão denso pode seguir iluminando nosso presente e nosso futuro. Localizamo-nos, portanto, num limiar, de modo que este trabalho pode ser inserido na linha de uma teologia fundamental para a América Latina no século XXI, uma vez que põe a pergunta por algumas das condições para o pensar teológico em nosso continente nas próximas décadas. Preocupação constante é a questão da atualidade de Romero. Para além das enormes diferenças, identificamos importantes semelhanças entre o nosso contexto e o seu, particularmente no tocante à realidade dos pobres. A prática de Romero se revela como uma concreção histórica do que há de permanente no Evangelho. O encontro com Deus no encontro com os pobres expressa o âmago da sua experiência (espiritual e pastoral) cristã. Esta vem consignada na expressão sempre o bem dos pobres, um metaparadigma que ultrapassa as contingências de cada época e precisa ser constantemente reafirmado. Esse pressuposto de que a opção pelos pobres é algo que permanece sintetiza uma faceta também nuclear da teologia de Jon Sobrino. Nesse entrecruzar do retrospectivo e do prospectivo, buscamos recolher uma herança, e inquirir pela sua pertinência para novas circunstâncias históricas. Emergem, assim, perguntas: que significado tem para os pobres as grandes transformações de hoje, a propalada mudança de época? Como continuar assumindo a realidade da pobreza injusta, o clamor e a vida mesma das pessoas e povos empobrecidos, crucificados (ainda que com novos rostos), como fato maior, mediação central e eixo estruturante de uma teologia que se propõe a acompanhar a caminhada das vítimas? Como elaborar uma reflexão consistente que dê conta da nova situação do mundo, mas que o faça em diálogo com a tradição libertadora e a herança da irrupção dos pobres? Reconhecemos, desse modo, a relevância da dimensão libertadora para hoje, sem localizá-la num passado supostamente já superado (o que equivaleria a um esquema substitutivo: antes, a libertação; agora, os novos paradigmas ). Nosso estudo permitiu entrever também uma sutil disputa pela imagem e identidade de Romero, pela interpretação do seu legado. Nossa convicção é que estar historicamente comprometido com a causa dos pobres é a melhor chave de leitura para adentrar no espírito de Romero. Afastando-se dessa perspectiva, o intérprete distancia-se do próprio Romero. Por fim, da experiência de Romero é ressaltada a dimensão da proximidade com os pobres. Desde aí se postula a possibilidade de uma teologia marginal que, sem renunciar ao rigor reflexivo, busque acompanhar mais de perto o cotidiano de quem habita as periferias de nosso mundo
URI: http://dspace.est.edu.br:8080/xmlui/handle/BR-SlFE/339
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