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Title: A práxis do serviço de orientação educacional revisitada sob a perspectiva da teoria sistêmica e do desenvolvimento moral
metadata.dc.creator: Silva, Anita Maria Lins da
metadata.dc.contributor.advisor1: Nogueira, Sandra Vidal
Keywords: Orientação Educacional;Desenvolvimento moral;Teoria sistêmica;Aprendizagem;Escola;EDUCAÇÃO COMUNITÁRIA COM INFÂNCIA E JUVENTUDE;Educational Guidance;Moral development;Systems theory;Learning;School
Issue Date: 25-May-2012
Publisher: Faculdades EST
Citation: SILVA, Anita Maria Lins da. A práxis do serviço de orientação educacional revisitada sob a perspectiva da teoria sistêmica e do desenvolvimento moral. 2012. 75 f. Dissertação (Mestrado em Teologia) - Faculdades EST, São Leopoldo, 2012.
metadata.dc.description.resumo: O Serviço de Orientação Educacional-SOE desenvolve ações em diversas áreas no âmbito institucional junto ao corpo docente, discente, família, redes sociais, além de proporcionar vivência teórica-prática aos estudantes em suas áreas de atuação. Em síntese, trabalha no sentido de promover atividades pedagógicas e/ou educativas para que os estudantes da instituição educacional sejam orientados em sua formação acadêmica, profissional e pessoal, estimulando o desenvolvimento de suas habilidades, competências e responsabilidades. Para apreender e alargar as possibilidades das ações do SOE buscou-se, nesta pesquisa, revisitar sua práxis a partir do aprofundamento de sua história e atribuições, também o aprofundamento dos estudos sobre a moral infantil e, por último, os conhecimentos sobre a Teoria Geral dos Sistemas. Sistema quer dizer conexão, interdependência, circularidade e retroação. Gregory Bateson, antropólogo e um dos pioneiros na compreensão do funcionamento da família, propõe que a escola seja considerada um sistema aberto devido ao movimento de seus membros dentro e fora. Na teoria sistêmica observa-se o indivíduo influenciando e sendo influenciado, reagindo e interagindo. O Orientador Educacional que norteia sua ação na ótica sistêmica observa as relações internas e externas e o papel exercido pelos componentes da família, assim como dos demais grupos, contribui para a manutenção do comportamento e a estabilidade do sistema como um todo. Quanto a moral infantil, buscou-se referencial de análise nos conceitos de desenvolvimento moral de Jean William Fritz Piaget. Piaget ressalta os aspectos da assimilação de verdade e mentira, justiça e injustiça, de respeito e desrespeito às regras recebidas de fora, os julgamentos de valor, os deveres e o valor a eles atribuídos. Segundo ele, a consciência do bem na criança é a primeira condição da vida moral ao chegar ao estágio de reflexão e de formulação das ideias.
URI: http://dspace.est.edu.br:8080/xmlui/handle/BR-SlFE/333
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