Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/333
Title: | A práxis do serviço de orientação educacional revisitada sob a perspectiva da teoria sistêmica e do desenvolvimento moral |
metadata.dc.creator: | Silva, Anita Maria Lins da |
metadata.dc.contributor.advisor1: | Nogueira, Sandra Vidal |
Keywords: | Orientação Educacional;Desenvolvimento moral;Teoria sistêmica;Aprendizagem;Escola;EDUCAÇÃO COMUNITÁRIA COM INFÂNCIA E JUVENTUDE;Educational Guidance;Moral development;Systems theory;Learning;School |
Issue Date: | 25-May-2012 |
Publisher: | Faculdades EST |
Citation: | SILVA, Anita Maria Lins da. A práxis do serviço de orientação educacional revisitada sob a perspectiva da teoria sistêmica e do desenvolvimento moral. 2012. 75 f. Dissertação (Mestrado em Teologia) - Faculdades EST, São Leopoldo, 2012. |
metadata.dc.description.resumo: | O Serviço de Orientação Educacional-SOE desenvolve ações em diversas áreas no âmbito institucional junto ao corpo docente, discente, família, redes sociais, além de proporcionar vivência teórica-prática aos estudantes em suas áreas de atuação. Em síntese, trabalha no sentido de promover atividades pedagógicas e/ou educativas para que os estudantes da instituição educacional sejam orientados em sua formação acadêmica, profissional e pessoal, estimulando o desenvolvimento de suas habilidades, competências e responsabilidades. Para apreender e alargar as possibilidades das ações do SOE buscou-se, nesta pesquisa, revisitar sua práxis a partir do aprofundamento de sua história e atribuições, também o aprofundamento dos estudos sobre a moral infantil e, por último, os conhecimentos sobre a Teoria Geral dos Sistemas. Sistema quer dizer conexão, interdependência, circularidade e retroação. Gregory Bateson, antropólogo e um dos pioneiros na compreensão do funcionamento da família, propõe que a escola seja considerada um sistema aberto devido ao movimento de seus membros dentro e fora. Na teoria sistêmica observa-se o indivíduo influenciando e sendo influenciado, reagindo e interagindo. O Orientador Educacional que norteia sua ação na ótica sistêmica observa as relações internas e externas e o papel exercido pelos componentes da família, assim como dos demais grupos, contribui para a manutenção do comportamento e a estabilidade do sistema como um todo. Quanto a moral infantil, buscou-se referencial de análise nos conceitos de desenvolvimento moral de Jean William Fritz Piaget. Piaget ressalta os aspectos da assimilação de verdade e mentira, justiça e injustiça, de respeito e desrespeito às regras recebidas de fora, os julgamentos de valor, os deveres e o valor a eles atribuídos. Segundo ele, a consciência do bem na criança é a primeira condição da vida moral ao chegar ao estágio de reflexão e de formulação das ideias. |
URI: | http://dspace.est.edu.br:8080/xmlui/handle/BR-SlFE/333 |
Appears in Collections: | Base de Teses e Dissertações da Faculdades EST |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
silva_aml_tmp227.pdf | 456.3 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.