Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/333
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Silva, Anita Maria Lins da | |
dc.date.accessioned | 2016-06-17T20:31:11Z | - |
dc.date.available | 2012-12-10 | |
dc.date.available | 2016-06-17T20:31:11Z | - |
dc.date.issued | 2012-05-25 | |
dc.identifier.citation | SILVA, Anita Maria Lins da. A práxis do serviço de orientação educacional revisitada sob a perspectiva da teoria sistêmica e do desenvolvimento moral. 2012. 75 f. Dissertação (Mestrado em Teologia) - Faculdades EST, São Leopoldo, 2012. | por |
dc.identifier.uri | http://dspace.est.edu.br:8080/xmlui/handle/BR-SlFE/333 | - |
dc.description.abstract | The Educational Guidance Service, SOE (Serviço de Orientação Educacional) develops actions in several areas within the institutional framework with the faculty, students, family, social networks, and provide theoretical and practical experience to students in their fields. In summary, works to promote educational activities and / or education for students of the educational institution are guided in their academic, professional and personal, stimulating the development of skills, competencies and responsibilities. To learn and to broaden the scope of the actions of SOE sought to this research, revisit its practice from the deepening of its history and mission, also the deepening of studies on child s moral and, finally, knowledge about the General Theory Systems. System means connection, interdependence, circularity and feedback. Gregory Bateson, an anthropologist and a pioneer in understanding the functioning of the family, it is proposed that the school is considered an open system due to the movement of its members inside and outside. In systems theory there is the individual influencing and being influenced, reacting and interacting. The Guidance Counselor that guides its action on systemic perspective looks at internal and external relations and the role played by members of the family, as well as the other groups, helps to maintain the behavior and stability of the system as a whole. The moral child sought to frame analysis in the concepts of moral development of Jean Piaget William Fritz. Piaget points out aspects of the assimilation of truth and untruth, justice and injustice, respect and disrespect for the rules received that does not come from his family, value judgments, duties and value attributed to them. According to him, well aware of the child is the first condition of moral life to reach the stage of reflection and formulation of ideas. | eng |
dc.format | application/pdf | por |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Faculdades EST | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Orientação Educacional | por |
dc.subject | Desenvolvimento moral | por |
dc.subject | Teoria sistêmica | por |
dc.subject | Aprendizagem | por |
dc.subject | Escola | por |
dc.subject | EDUCAÇÃO COMUNITÁRIA COM INFÂNCIA E JUVENTUDE | por |
dc.subject | Educational Guidance | eng |
dc.subject | Moral development | eng |
dc.subject | Systems theory | eng |
dc.subject | Learning | eng |
dc.subject | School | eng |
dc.title | A práxis do serviço de orientação educacional revisitada sob a perspectiva da teoria sistêmica e do desenvolvimento moral | por |
dc.type | Dissertação | por |
dc.description.resumo | O Serviço de Orientação Educacional-SOE desenvolve ações em diversas áreas no âmbito institucional junto ao corpo docente, discente, família, redes sociais, além de proporcionar vivência teórica-prática aos estudantes em suas áreas de atuação. Em síntese, trabalha no sentido de promover atividades pedagógicas e/ou educativas para que os estudantes da instituição educacional sejam orientados em sua formação acadêmica, profissional e pessoal, estimulando o desenvolvimento de suas habilidades, competências e responsabilidades. Para apreender e alargar as possibilidades das ações do SOE buscou-se, nesta pesquisa, revisitar sua práxis a partir do aprofundamento de sua história e atribuições, também o aprofundamento dos estudos sobre a moral infantil e, por último, os conhecimentos sobre a Teoria Geral dos Sistemas. Sistema quer dizer conexão, interdependência, circularidade e retroação. Gregory Bateson, antropólogo e um dos pioneiros na compreensão do funcionamento da família, propõe que a escola seja considerada um sistema aberto devido ao movimento de seus membros dentro e fora. Na teoria sistêmica observa-se o indivíduo influenciando e sendo influenciado, reagindo e interagindo. O Orientador Educacional que norteia sua ação na ótica sistêmica observa as relações internas e externas e o papel exercido pelos componentes da família, assim como dos demais grupos, contribui para a manutenção do comportamento e a estabilidade do sistema como um todo. Quanto a moral infantil, buscou-se referencial de análise nos conceitos de desenvolvimento moral de Jean William Fritz Piaget. Piaget ressalta os aspectos da assimilação de verdade e mentira, justiça e injustiça, de respeito e desrespeito às regras recebidas de fora, os julgamentos de valor, os deveres e o valor a eles atribuídos. Segundo ele, a consciência do bem na criança é a primeira condição da vida moral ao chegar ao estágio de reflexão e de formulação das ideias. | por |
dc.publisher.country | BR | por |
dc.publisher.department | Teologia | por |
dc.publisher.program | Programa de Teologia | por |
dc.publisher.initials | EST | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA | por |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/9150095983141625 | por |
dc.contributor.advisor1 | Nogueira, Sandra Vidal | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/1164669318007879 | por |
Appears in Collections: | Base de Teses e Dissertações da Faculdades EST |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
silva_aml_tmp227.pdf | 456.3 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.