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Title: O poder da palavra em sua esfera conceitual: pontes para a autonomia da pessoa em múltiplas dimensões
metadata.dc.creator: Laquimia, Tatiane Patricia
metadata.dc.contributor.advisor1: Nogueira, Sandra Vidal
Keywords: Pessoa(s);Autonomia;Palavra;Poder;(Transform)Ação;EDUCAÇÃO COMUNITÁRIA COM INFÂNCIA E JUVENTUDE;Person(s);Autonomy;Word;Power;(Transform)Action
Issue Date: 4-Jun-2012
Publisher: Faculdades EST
Citation: LAQUIMIA, Tatiane Patricia. O poder da palavra em sua esfera conceitual: pontes para a autonomia da pessoa em múltiplas dimensões. 2012. 80 f. Dissertação (Mestrado em Teologia) - Faculdades EST, São Leopoldo, 2012.
metadata.dc.description.resumo: O presente Trabalho Final de Mestrado, essencialmente de revisão bibliográfica, se propôs a refletir sobre "o poder da palavra em sua esfera conceitual" e para isso, o entende como "ponte que pode intermediar a autonomia da pessoa" ou de várias delas quando em um grupo. Para tanto, organizou-se em capítulos, que demonstram através de sutis "múltiplas dimensões", a saber: antropológica, educacional e religiosa, a estruturação dessas pontes na busca pelo direito de dizer a própria palavra. Precedendo o primeiro capítulo fez-se um breve feedback pela história tentando mostrar a relevância do poder da palavra no desenvolvimento da humanidade até encontrar-se nos moldes como é conhecida atualmente. Esse feedback perpassou pelo escravo, pela mulher, pela criança, pela pessoa com necessidade especial, pelo negro, pelo índio, pelo pobre, ou seja, por aqueles que realmente tiveram por longo tempo seu direito à palavra negado. A dimensão antropológica trouxe em si discussões sobre a "ética do cuidado pessoal, coletivo e planetário", onde foi possível constatar que o direito de dizer a própria palavra está diretamente relacionado à postura decisiva e ao trato humanitário primeiramente pessoal e em seguida coletivo. E essa postura mostrou que consequentemente se reflete no bem estar planetário. A dimensão educacional tratou das "teorias de formação multiprofissional e sua perspectiva multireferencial por meio da gestão para a liderança e a espiritualidade e, as interfaces da práxis docente: saber e mediar o aprender a dizer a própria palavra." Nessa, observou-se que as características da nova formação profissional docente e a atual maneira de compreender e conduzir a educação possibilitam em demasiado a auto-sensibilização e conscientização dessa nova geração de cidadãos que certamente saberão requerer e utilizar com segurança e propriedade seu direito à palavra. Por fim, a dimensão religiosa apresentou a "abordagem da fé". Esse capítulo enfatizou a autonomia da palavra absolutamente pessoal quando se trata de relacionamento espiritual, entretanto, com vistas ao respeito e participação junto às tradições e às culturas religiosas. Juntas essas dimensões ou pontes estruturais, podem possibilitar a sensibilização, a conscientização, a motivação e finalmente a (transform)ação dessas pessoas/cidadãs em prol do seu direito de posicionar-se e de se fazerem ver, ouvir e consequentemente, respeitar frente à sociedade em suas distintas esferas, pois, se compreendidas e manifestadas, essas concretizam a palavra pessoal autônoma. Desta forma, afirma Freire que, dizer a sua palavra não é privilégio nem direito de alguns homens, mas sim, de todos eles. Falar apenas do direito à palavra é ainda uma postura branda, visto que ter opinião e ação é um dever de todo cidadão consciente e comprometido com seu meio. Portanto, nesse contexto (e parafraseando Clarice Lispector) entende-se e acredita-se que a força da 'minha' palavra tem poder de domínio sobre as transformações do 'meu' mundo.
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