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http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/294
Title: | A influência da arte-educação, nas histórias de vida, dos alunos de escolas públicas, do ensino fundamental II e médio, na região metropolitana de Salvador |
metadata.dc.creator: | Sganzerlla, Evelin Sibele Ramalho |
metadata.dc.contributor.advisor1: | Gaede Neto, Rodolfo |
Keywords: | Arte-educação;Cidadania;Adolescentes;Histórias de vida e ética;ÉTICA E GESTÃO;Art education;Citizenship;Adolescents;Stories of life and ethics |
Issue Date: | 20-Jan-2012 |
Publisher: | Faculdades EST |
Citation: | SGANZERLLA, Evelin Sibele Ramalho. A influência da arte-educação, nas histórias de vida, dos alunos de escolas públicas, do ensino fundamental II e médio, na região metropolitana de Salvador. 2012. 86 f. Dissertação (Mestrado em Teologia) - Faculdades EST, São Leopoldo, 2012. |
metadata.dc.description.resumo: | Este trabalho consiste em uma análise da influência de projetos extracurriculares de arte-educação (Rádio Escolar JUBA e Hip-Hop) nas histórias de vida e, consequentemente, na formação cidadã de adolescentes de escolas públicas na região metropolitana de Salvador. O primeiro capítulo faz uma retrospectiva histórica da Arte no mundo. Além disso, é exposto um panorama da arte-educação no Brasil a partir do seu surgimento até os dias atuais. O segundo capítulo aborda o conceito de arte-educação e de que forma ela vem sendo trabalhada na contemporaneidade, uma vez que se trata de um instrumento que transporta os indivíduos, no caso os adolescentes, da dimensão onírica à realidade, preparando-os para o exercício da reflexão crítico-criativa dos valores éticos e culturais arquitetados pela humanidade. O terceiro capítulo retrata a história das histórias de vida que serão apresentadas posteriormente; tais histórias ocorrem na Ilha de Itaparica, localizada na região metropolitana de Salvador. O quarto e último capítulo mostra, através de perguntas apresentadas a alunos, alunas e professores, a influência, ou não, dos projetos de arte-educação em seus percursos de humanização. A resposta é buscada levando em conta as individualidades de cada um dos adolescentes e professores entrevistados, bem como o contexto histórico de tais projetos, e de como foram e estão sendo no caso do hip-hop realizados. O trabalho sugere, num aspecto mais amplo, um estudo biográfico da própria pesquisadora, uma vez que ela fez e faz parte da vida destas pessoas e vice-versa. Finalmente, concluiu-se que as vidas das pessoas estão interligadas como uma enorme teia e, por isso, qualquer que seja a mudança de atitude, haverá uma interferência positiva na sociedade como um todo, desde que orientada nos ideais dos diretos humanos, da ética e da consciência terrena. Tais objetivos, tanto nos aspectos conceituais, atitudinais ou procedimentais são urgentes para garantir a sobrevivência da espécie humana em nosso planeta. |
URI: | http://dspace.est.edu.br:8080/xmlui/handle/BR-SlFE/294 |
Appears in Collections: | Base de Teses e Dissertações da Faculdades EST |
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