Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/294
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorSganzerlla, Evelin Sibele Ramalho
dc.date.accessioned2016-07-25T15:19:41Z-
dc.date.available2012-05-22
dc.date.available2016-07-25T15:19:41Z-
dc.date.issued2012-01-20
dc.identifier.citationSGANZERLLA, Evelin Sibele Ramalho. A influência da arte-educação, nas histórias de vida, dos alunos de escolas públicas, do ensino fundamental II e médio, na região metropolitana de Salvador. 2012. 86 f. Dissertação (Mestrado em Teologia) - Faculdades EST, São Leopoldo, 2012.por
dc.identifier.urihttp://dspace.est.edu.br:8080/xmlui/handle/BR-SlFE/294-
dc.description.abstractThis dissertation consists of an analysis of the influence of non-regular school curriculum projects of art education (Rádio Juba and Hip-Hop) over life stories, and hence the civic education of adolescents from public schools in the Metropolitan Region of Salvador. The first chapter gives a historical overview of art in the world. Moreover, it exposed a panorama of art education in Brazil from its early years to the present day. The second chapter discusses the concept of art education and how it has been used today. This concept is an instrument that carries individuals, more specifically teenagers, from the dream dimension to reality and preparing them to use critical-creative reflection of the ethical and cultural values devised by mankind. The third chapter tells life stories that will be shown later, these stories take place on the island of Itaparica, located in the Metropolitan Region of Salvador. The fourth and last chapter shows from students and teachers answers - the influence of the projects of art education along with their humanization path. The answers are analized considering the individuality of each of the teenagers and teachers interviewed, as well as the historical context of these projects. The answers are also analized considering how they were and have being performed in the case of hip-hop. The dissertation suggests, in a broader aspect, a biographical study of the researcher - she was and still is part of these people lives and vice versa. Finally, it was concluded that people's lives are connected like a huge web. And, so, whatever changes in attitude, there will be a positive interference in society as a whole, since it focused on the ideals of human rights, ethics and consciousness. These objectives, both in conceptual, attitudinal or procedural are urgently needed to ensure the survival of mankind on our planet.eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherFaculdades ESTpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectArte-educaçãopor
dc.subjectCidadaniapor
dc.subjectAdolescentespor
dc.subjectHistórias de vida e éticapor
dc.subjectÉTICA E GESTÃOpor
dc.subjectArt educationeng
dc.subjectCitizenshipeng
dc.subjectAdolescentseng
dc.subjectStories of life and ethicseng
dc.titleA influência da arte-educação, nas histórias de vida, dos alunos de escolas públicas, do ensino fundamental II e médio, na região metropolitana de Salvadorpor
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoEste trabalho consiste em uma análise da influência de projetos extracurriculares de arte-educação (Rádio Escolar JUBA e Hip-Hop) nas histórias de vida e, consequentemente, na formação cidadã de adolescentes de escolas públicas na região metropolitana de Salvador. O primeiro capítulo faz uma retrospectiva histórica da Arte no mundo. Além disso, é exposto um panorama da arte-educação no Brasil a partir do seu surgimento até os dias atuais. O segundo capítulo aborda o conceito de arte-educação e de que forma ela vem sendo trabalhada na contemporaneidade, uma vez que se trata de um instrumento que transporta os indivíduos, no caso os adolescentes, da dimensão onírica à realidade, preparando-os para o exercício da reflexão crítico-criativa dos valores éticos e culturais arquitetados pela humanidade. O terceiro capítulo retrata a história das histórias de vida que serão apresentadas posteriormente; tais histórias ocorrem na Ilha de Itaparica, localizada na região metropolitana de Salvador. O quarto e último capítulo mostra, através de perguntas apresentadas a alunos, alunas e professores, a influência, ou não, dos projetos de arte-educação em seus percursos de humanização. A resposta é buscada levando em conta as individualidades de cada um dos adolescentes e professores entrevistados, bem como o contexto histórico de tais projetos, e de como foram e estão sendo no caso do hip-hop realizados. O trabalho sugere, num aspecto mais amplo, um estudo biográfico da própria pesquisadora, uma vez que ela fez e faz parte da vida destas pessoas e vice-versa. Finalmente, concluiu-se que as vidas das pessoas estão interligadas como uma enorme teia e, por isso, qualquer que seja a mudança de atitude, haverá uma interferência positiva na sociedade como um todo, desde que orientada nos ideais dos diretos humanos, da ética e da consciência terrena. Tais objetivos, tanto nos aspectos conceituais, atitudinais ou procedimentais são urgentes para garantir a sobrevivência da espécie humana em nosso planeta.por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.departmentTeologiapor
dc.publisher.programPrograma de Teologiapor
dc.publisher.initialsESTpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIApor
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2487702092582646por
dc.contributor.advisor1Gaede Neto, Rodolfo
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8020748256904139por
Appears in Collections:Base de Teses e Dissertações da Faculdades EST

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
sganzerlla_esr_tmp208.pdf595.58 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.