Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/292
Title: Cantar, contar, tocar... A experiência de um Grupo de Louvor como possibilidade para a formação teológico-musical de jovens
metadata.dc.creator: Eberle, Soraya Heinrich
metadata.dc.contributor.advisor1: Klein, Remi
Keywords: Música Sacra;Teologia da Música;Educação Cristã Contínua;Juventudes;Grupo de Louvor;Vygotsky;RELIGIÃO E EDUCAÇÃO;Theology of Music;Continuing Christian Education;Youth Groups;Praise Group;Vygotsky
Issue Date: 24-Feb-2012
Publisher: Faculdades EST
Citation: EBERLE, Soraya Heinrich. Cantar, contar, tocar... A experiência de um Grupo de Louvor como possibilidade para a formação teológico-musical de jovens. 2012. 282 f. Tese (Doutorado em Teologia) - Faculdades EST, São Leopoldo, 2012.
metadata.dc.description.resumo: Uma proposta de formação teológico-musical das juventudes, a partir do contexto de um grupo de louvor. Averigua de que forma se dá esta formação e como pode ser trabalhada com intencionalidade. No primeiro capítulo, são contextualizadas as três grandezas constituintes da pesquisa: as juventudes, a música sacra contemporânea e a educação cristã em contexto evangélico-luterano. No segundo capítulo, aborda os diferentes paradigmas que sustentaram a música sacra em contexto evangélicoluterano, as correntes da música sacra atual e, a partir do contexto contemporâneo, o fenômeno gospel. O terceiro capítulo trabalha com as narrativas de vida de seis jovens, que participam de um grupo de louvor e adoração. A partir dessas narrativas, emergem quatro categorias para a análise: formação de vínculos, protagonismo e tutela, compreensão de papéis e funções e a aprendizagem no e a partir do grupo. O quarto capítulo esboça um diálogo entre a prática no grupo de louvor, o Plano de Educação Cristã Contínua da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil e a teoria sócio-interacionista proposta por Vygotsky. O quinto capítulo faz uma proposta de formação teológico-musical que pode servir de subsídio para o trabalho com jovens em contexto comunitário, a partir de reflexões e de práticas
URI: http://dspace.est.edu.br:8080/xmlui/handle/BR-SlFE/292
Appears in Collections:Base de Teses e Dissertações da Faculdades EST

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
eberle_sh_td109.pdf2.03 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.