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dc.creatorEberle, Soraya Heinrich
dc.date.accessioned2016-07-25T15:18:59Z-
dc.date.available2012-05-22
dc.date.available2016-07-25T15:18:59Z-
dc.date.issued2012-02-24
dc.identifier.citationEBERLE, Soraya Heinrich. Cantar, contar, tocar... A experiência de um Grupo de Louvor como possibilidade para a formação teológico-musical de jovens. 2012. 282 f. Tese (Doutorado em Teologia) - Faculdades EST, São Leopoldo, 2012.por
dc.identifier.urihttp://dspace.est.edu.br:8080/xmlui/handle/BR-SlFE/292-
dc.description.abstractA proposal for theological-musical training for youth groups based on the context of a praise group. It verifies in what way this training takes place and how it can be worked with intentionality. In the first chapter, the three constituting groupings of the research paper are contextualized: the youth groups, contemporary sacred music and Christian education in an Evangelical-Lutheran context. In the second chapter, the different paradigms which sustained sacred music in the Evangelical Lutheran context, the currents of modern sacred music and, based on the contemporary context, the Gospel phenomenon are dealt with. The third chapter works with the life narratives of six youth who participate in a praise and adoration group. Based on these narratives, four categories arise for analysis: formation of ties, protagonism and tutelage, comprehension of roles and functions and the learning in and based on the group. The fourth chapter outlines a dialogue between the practice in the praise group, the Plan for Continuing Christian Education of the Evangelical Church of Lutheran Confession in Brazil and the social-interactionist theory proposed by Vygotsky. The fifth chapter presents a proposal for theological-musical training which can serve as a resource for the work with youth groups in the congregational context, based on reflections and practices.eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherFaculdades ESTpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectMúsica Sacrapor
dc.subjectTeologia da Músicapor
dc.subjectEducação Cristã Contínuapor
dc.subjectJuventudespor
dc.subjectGrupo de Louvorpor
dc.subjectVygotskypor
dc.subjectRELIGIÃO E EDUCAÇÃOpor
dc.subjectTheology of Musiceng
dc.subjectContinuing Christian Educationeng
dc.subjectYouth Groupseng
dc.subjectPraise Groupeng
dc.subjectVygotskyeng
dc.titleCantar, contar, tocar... A experiência de um Grupo de Louvor como possibilidade para a formação teológico-musical de jovenspor
dc.typeTesepor
dc.contributor.referee1Schaper, Valério Guilherme
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3516948733028434por
dc.contributor.referee2Adam, Júlio Cézar
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1768006061329443por
dc.contributor.referee3Lopes, José Rogério
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/5121360004451480por
dc.contributor.referee4Del-ben, Luciana Marta
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/7769639637061280por
dc.description.resumoUma proposta de formação teológico-musical das juventudes, a partir do contexto de um grupo de louvor. Averigua de que forma se dá esta formação e como pode ser trabalhada com intencionalidade. No primeiro capítulo, são contextualizadas as três grandezas constituintes da pesquisa: as juventudes, a música sacra contemporânea e a educação cristã em contexto evangélico-luterano. No segundo capítulo, aborda os diferentes paradigmas que sustentaram a música sacra em contexto evangélicoluterano, as correntes da música sacra atual e, a partir do contexto contemporâneo, o fenômeno gospel. O terceiro capítulo trabalha com as narrativas de vida de seis jovens, que participam de um grupo de louvor e adoração. A partir dessas narrativas, emergem quatro categorias para a análise: formação de vínculos, protagonismo e tutela, compreensão de papéis e funções e a aprendizagem no e a partir do grupo. O quarto capítulo esboça um diálogo entre a prática no grupo de louvor, o Plano de Educação Cristã Contínua da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil e a teoria sócio-interacionista proposta por Vygotsky. O quinto capítulo faz uma proposta de formação teológico-musical que pode servir de subsídio para o trabalho com jovens em contexto comunitário, a partir de reflexões e de práticaspor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.departmentTeologiapor
dc.publisher.programPrograma de Teologiapor
dc.publisher.initialsESTpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIApor
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9898369522601349por
dc.contributor.advisor1Klein, Remi
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6363213953832880por
Appears in Collections:Base de Teses e Dissertações da Faculdades EST

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