Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/282
Title: Planejamento estratégico: a aplicação dessa ferramenta administrativa na empresa de um ponto de vista ético
metadata.dc.creator: Ferreira, Edson Alves
metadata.dc.contributor.advisor1: Zwetsch, Roberto Ervino
Keywords: Ética Empresarial;Planejamento Estratégico;Gestão;ÉTICA E GESTÃO;Business Ethics;Strategic Planning;Management
Issue Date: 12-Feb-2012
Publisher: Faculdades EST
Citation: FERREIRA, Edson Alves. Planejamento estratégico: a aplicação dessa ferramenta administrativa na empresa de um ponto de vista ético. 2012. 72 f. Dissertação (Mestrado em Teologia) - Faculdades EST, São Leopoldo, 2012.
metadata.dc.description.resumo: A pesquisa foi realizada com o intuito de mostrar o que acontece com organizações que fazem uma proposta no seu planejamento estratégico e, na prática fazem diferente, ou seja, a visão e missão expostas são apenas peças decorativas, que em algumas situações estão expostas em algum lugar da organização. Na observação feita, foi possível relatar isso, entre a exposição e a aplicação da proposta do planejamento existe um longo caminho a ser percorrido. Imagino que esta distância exista justamente por causa da dificuldade de implantação, essas dificuldades são preponderantes por causa da chamada zona de conforto em que as pessoas se encontram. Uma mudança é exigida diante dessa dificuldade. Outro ponto que muitas vezes interfere na realização do planejamento é o modelo ético a ser usado. Essa perspectiva ética para um planejamento me parece ainda incipiente. É notável a importância do planejamento estratégico na gestão de qualquer organização, mas na maioria das vezes é usado só nas grandes corporações. Mais uma vez é possível perceber o poder do capital, capital esse que nem sempre é prejudicial. Só que ao pensar em sociedade mais igualitária já pensamos nisso, está de novo o capital dominando, porque a pequena empresa em sua maioria não dispõe de recursos para essa implantação. E mais, além delas disporem do capital, ainda há o problema ético. O que poderia ser chamado de problema ético? Seria o pouco preparo desses empresários com esses comportamentos da sociedade. Em resumo, nas pequenas empresas, cujo processo de gestão é quase sempre familiar, fica ainda mais difícil essa implantação. Por isso, essa observação mostrou que algumas empresas fazem o planejamento estratégico no papel e só expõem seu banner com a frase principal do planejamento.
URI: http://dspace.est.edu.br:8080/xmlui/handle/BR-SlFE/282
Appears in Collections:Base de Teses e Dissertações da Faculdades EST

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ferreira_ea_tmp211.PDF477.24 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.