Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/281
Title: A Ética do cuidado na educação infantil: um olhar diferenciado para a formação educacional integral da criança.
metadata.dc.creator: Gomes, Marilan Negrão Borges Luz
metadata.dc.contributor.advisor1: Zanella, José Caetano
Keywords: Ética do cuidado;Formação educacional;Educação Infantil;ÉTICA E GESTÃO;Ethics of care;Educational training;Early childhood education
Issue Date: 4-Dec-2011
Publisher: Faculdades EST
Citation: GOMES, Marilan Negrão Borges Luz. A Ética do cuidado na educação infantil: um olhar diferenciado para a formação educacional integral da criança.. 2011. 92 f. Dissertação (Mestrado em Teologia) - Faculdades EST, São Leopoldo, 2011.
metadata.dc.description.resumo: Uma reflexão sobre a formação educacional integral da criança na Educação Infantil relacionada à necessidade da prática da ética do cuidado no fazer pedagógico nas instituições de Educação Infantil visualizando a formação de um adulto no futuro com construção ética em seu agir pessoal e social. O primeiro capítulo traça um caminho até a ética do cuidado. Para tanto, conceitua ética, distingue ética de moral e apresenta a construção ética e moral da criança na Educação Infantil. Atualmente, percebe-se que o conceito de ética é, por muitos, confundido com o conceito de moral. Entender que moral é parte da ética, e que ética é a conduta de comportamento que engloba não só a moral, como também, as virtudes e os valores, é um dos focos neste capítulo. Diante da compreensão do que é ética e do que é moral, busca-se o entendimento sobre ética do cuidado, onde apresenta-se seu conceito e suas vertentes: natural e essencial. Finaliza-se, desvelando a construção ética e moral da criança na fase da Educação Infantil através de modelos visualizados vivenciados. No segundo capítulo, destaca-se um estudo direcionado especificamente à Educação Infantil. Após seu conceito, o relato de um breve histórico traz à tona o pensar de alguns teóricos que influenciaram a Educação Infantil, como Kohlberg, Montessori, Pestalozzi, Vygotsky, Piaget, entre outros. Em seguida diferencia-se cuidar de educar, estabelecendo o papel de cuidar na Educação Infantil, a necessidade de um educador com formação adequada para atuar na Educação Infantil, consciente do seu papel e da importância do lúdico para o cuidar e o brincar nesta fase, bem como, o papel da família na formação educacional da criança. No terceiro capítulo é dada ênfase aos Referenciais Curriculares Nacionais para a Educação Infantil. Após apresentação dos referenciais, é direcionado um estudo sobre os conceitos presentes nos referenciais sobre o que se apresenta quanto à filosofia da educação, cuidar, ética, ética do cuidado, o perfil desejado para o docente da Educação Infantil e da família presente na Educação Infantil. Por fim, o quarto capítulo propõe, a partir dos estudos visualizados nos capítulos anteriores, sugestões para o fazer na Educação Infantil voltado à prática da ética do cuidado, natural por obrigação, e essencial, por necessidade de sua importância para a formação educacional integral da criança na Educação Infantil, oportunizando a construção de um novo adulto no futuro, agindo também de acordo com sua formação ética.
URI: http://dspace.est.edu.br:8080/xmlui/handle/BR-SlFE/281
Appears in Collections:Base de Teses e Dissertações da Faculdades EST

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
gomes_mnbl_tmp196.PDF957.78 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.