Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/279
Title: O lúdico no currículo da educação infantil: debates e proposições contemporâneos
metadata.dc.creator: Câmera, Rosângela Silva Neto
metadata.dc.contributor.advisor1: Brandenburg, Laude Erandi
Keywords: Ludicidade;Currículo;Educação Infantil;EDUCAÇÃO COMUNITÁRIA COM INFÂNCIA E JUVENTUDE;Playfulness;Curriculum;Early childhood Education
Issue Date: 6-Jan-2012
Publisher: Faculdades EST
Citation: CÂMERA, Rosângela Silva Neto. O lúdico no currículo da educação infantil: debates e proposições contemporâneos. 2012. 68 f. Dissertação (Mestrado em Teologia) - Faculdades EST, São Leopoldo, 2012.
metadata.dc.description.resumo: Os últimos anos tem sido marcado em nosso país, por uma vigorosa reflexão crítica sobre a construção de uma educação democrática, cujo currículo e cuja prática pedagógica levem em conta a heterogeneidade de culturas e classes sociais e promovam o desenvolvimento das crianças na plenitude das múltiplas expressões lúdicas. O presente estudo visa argumentar e compreender as proposições e os debates teóricos sobre a presença do lúdico no Currículo da Educação Infantil, além de elaborar indicativas pertinentes e relevantes sobre a vivência do lúdico na educação sistematizada das crianças. Nesse contexto, esta dissertação tem como principais bases teóricas os estudos de Huizinga (1993), Kramer (1989), Kshimoto (1994), Luckesi (2000), Macedo (2002), Morin (2000), Piaget (1990), Porto (2002), Vygotsky (1998), entre outros. A opção metodológica foi pela pesquisa bibliográfica, por ser um método que referencia pressupostos teóricos, bem como estabelece re1ações entre conceitos sistematizados, favorecendo o debate, a explicitação e a pertinência dos sistemas de ideias analisadas. O exercício metodológico ancorou-se numa hermenêutica semiológica dos textos trabalhados, sem com isso nos impedir de transcender as fontes de inspiração analítica.
URI: http://dspace.est.edu.br:8080/xmlui/handle/BR-SlFE/279
Appears in Collections:Base de Teses e Dissertações da Faculdades EST

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
camera_rsn_tmp201.PDF699.44 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.