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dc.creatorCâmera, Rosângela Silva Neto
dc.date.accessioned2016-07-25T15:13:15Z-
dc.date.available2012-03-20
dc.date.available2016-07-25T15:13:15Z-
dc.date.issued2012-01-06
dc.identifier.citationCÂMERA, Rosângela Silva Neto. O lúdico no currículo da educação infantil: debates e proposições contemporâneos. 2012. 68 f. Dissertação (Mestrado em Teologia) - Faculdades EST, São Leopoldo, 2012.por
dc.identifier.urihttp://dspace.est.edu.br:8080/xmlui/handle/BR-SlFE/279-
dc.description.abstractRecent years have been marked in our country by a vigorous critical reflection on the construction of a democratic education, whose curricula and teaching practice which takes into account the heterogeneity of cultures and social classes and promoting the development of children in the fullness of the multiple expressions playful. This study aims to argue and understand the propositions and the theoretical debates about the presence of play in the curriculum of early childhood education, and develop relevant and pertinent indications about the experience of play in the systematic education of children. In this context, this paper's main theoretical studies of Huizinga (1993),Kramer (1989), Kshimoto (1994), Luckesi (2000), Macedo (2002), Morin (2000),Piaget (1990), Porto ( 2002), Vygotsky (1998), among others. The method chosen was the literature search, it is a method that references theoretical as well as establishing systematic relations between concepts, encouraging discussion, explanation and relevance of systems of ideas discussed. The exercise methodology anchored in a semiological hermeneutics of the texts worked, without thereby prevent us to transcend the analytic sources of inspiration.eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherFaculdades ESTpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectLudicidadepor
dc.subjectCurrículopor
dc.subjectEducação Infantilpor
dc.subjectEDUCAÇÃO COMUNITÁRIA COM INFÂNCIA E JUVENTUDEpor
dc.subjectPlayfulnesseng
dc.subjectCurriculumeng
dc.subjectEarly childhood Educationeng
dc.titleO lúdico no currículo da educação infantil: debates e proposições contemporâneospor
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoOs últimos anos tem sido marcado em nosso país, por uma vigorosa reflexão crítica sobre a construção de uma educação democrática, cujo currículo e cuja prática pedagógica levem em conta a heterogeneidade de culturas e classes sociais e promovam o desenvolvimento das crianças na plenitude das múltiplas expressões lúdicas. O presente estudo visa argumentar e compreender as proposições e os debates teóricos sobre a presença do lúdico no Currículo da Educação Infantil, além de elaborar indicativas pertinentes e relevantes sobre a vivência do lúdico na educação sistematizada das crianças. Nesse contexto, esta dissertação tem como principais bases teóricas os estudos de Huizinga (1993), Kramer (1989), Kshimoto (1994), Luckesi (2000), Macedo (2002), Morin (2000), Piaget (1990), Porto (2002), Vygotsky (1998), entre outros. A opção metodológica foi pela pesquisa bibliográfica, por ser um método que referencia pressupostos teóricos, bem como estabelece re1ações entre conceitos sistematizados, favorecendo o debate, a explicitação e a pertinência dos sistemas de ideias analisadas. O exercício metodológico ancorou-se numa hermenêutica semiológica dos textos trabalhados, sem com isso nos impedir de transcender as fontes de inspiração analítica.por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.departmentTeologiapor
dc.publisher.programPrograma de Teologiapor
dc.publisher.initialsESTpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIApor
dc.contributor.advisor1Brandenburg, Laude Erandi
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2720814127433525por
Appears in Collections:Base de Teses e Dissertações da Faculdades EST

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