Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/271
Title: A prática pedagógica e libertadora de Jesus em Lucas 24,13-35 na perspectiva relacional
metadata.dc.creator: Pedó, Albina
metadata.dc.contributor.advisor1: Hoefelmann, Verner
Keywords: Ouvir;Conhecer;Dialogar;Respeitar;Partilhar;Orar;Amar;LEITURA E ENSINO DA BÍBLIA;Listen;Dialogue;Respect;Share;Pray;Love;Meet
Issue Date: 10-Jan-2012
Publisher: Faculdades EST
Citation: PEDÓ, Albina. A prática pedagógica e libertadora de Jesus em Lucas 24,13-35 na perspectiva relacional. 2012. 78 f. Dissertação (Mestrado em Teologia) - Faculdades EST, São Leopoldo, 2012.
metadata.dc.description.resumo: O trabalho investiga a prática pedagógica e libertadora de Jesus em Lc 24,13-35, na perspectiva relacional. O conteúdo está organizado em três capítulos. O primeiro (Lucas e o Contexto das Comunidades na Época de Jesus) traz uma visão geral do contexto sociopolítico, religioso e social em que viviam as comunidades na época de Jesus. É de fundamental importância conhecer a realidade, pois assim podemos compreende melhor o que está por trás das palavras e ações de Jesus, no seu relacionamento com o povo de Israel. O segundo capítulo (Vida e Missão de Jesus) focaliza a pessoa de Jesus, sua identidade e características que vão sendo reveladas através de sua missão, na perspectiva das relações interpessoais. O capítulo final (Interpretação da Prática Pedagógica de Jesus Ressuscitado, no Caminho de Emaús) faz uma interpretação de Lc 24, 13-35, sob o enfoque do evento pascal e da pedagogia. Esse texto, que serve como base do trabalho, constitui um verdadeiro manual de exegese e de pedagogia, princípio para todo trabalho de ensinar. O capítulo conclui com algumas experiências pastorais a partir da metodologia de Emaús. Essas experiências foram feitas em encontros de formação com grupos de catequistas, professores de Ensino Religioso, em momentos de espiritualidade, nos retiros e celebrações. O apêndice traz o relatório completo da experiência que foi desenvolvida num curso de formação de Ministros da Palavra (catequistas e outros agentes de pastoral). Foi planejada juntamente com alguns membros da equipe de coordenação paroquial onde se realizou o evento. As palavras abaixo resumem os princípios metodológicos e relacionais da prática de Jesus, a partir da sua caminhada com os discípulos de Emaús em Lc 24,13-35.
URI: http://dspace.est.edu.br:8080/xmlui/handle/BR-SlFE/271
Appears in Collections:Base de Teses e Dissertações da Faculdades EST

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
pedo_a_tmp204.PDF386.36 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.