Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/265
Title: Interfaces de uma educação transformadora na Escola Imaculado Coração de Maria : um olhar a partir da pastoral escola
Other Titles: Interconnections of Transforming Education at the Escola Imaculado Coração de Maria : a view from the optic of the school's pastoral ministry
metadata.dc.creator: Reis, Magda Izabel dos
metadata.dc.contributor.advisor1: Nogueira, Sandra Vidal
Keywords: Educação transformadora;Pastoral escolar;Diálogo;Paz;Espiritualidade;Solidariedade;Escola Imaculado Coração de Maria;EDUCAÇÃO COMUNITÁRIA;Transforming education;School ministry;Peace;Solidarity;Dialog;Spirituality
Issue Date: 20-Dec-2006
Publisher: Faculdades EST
Citation: REIS, Magda Izabel dos. Interconnections of Transforming Education at the Escola Imaculado Coração de Maria : a view from the optic of the school's pastoral ministry. 2006. 77 f. Dissertação (Mestrado em Teologia) - Faculdades EST, São Leopoldo, 2006.
metadata.dc.description.resumo: Nesta pesquisa pretende-se responder a questão: Que interfaces, de uma Educação Transformadora, estão presentes na Escola Imaculado Coração de Maria, sob a ótica da Pastoral Escolar? A Pastoral Escolar dá identidade a escola confessional. Analisamos a Pastoral Escolar como um espaço evangelizador no ambiente escolar. Para isto utilizamos a metodologia da pesquisa-ação. Foram entrevistados alunos, pais, professores e funcionários da escola. Foi utilizado ainda, como referencial teórico, a metodologia histórico -evangelizadora, que consiste na reflexão pastoral a partir de observações e registros. O trabalho está estruturado em quatro capítulos. No primeiro capítulo abordamos a pedagogia emancipatória na perspectiva freiriana, analisando a concepção de uma educação bancária e a concepção de uma educação dialógica. No segundo capítulo abordamos a Educação Transformadora como missão educativa das Irmãs Escolares de Nossa Senhora. Apresentamos aspectos históricos da Congregação e os princípios educacionais que fundamentam sua ação. No terceiro capítulo apresentamos a Pastoral Escolar da Escola Imaculado Coração de Maria: conceituação e método, bem como a fundamentação teológica deste trabalho: o Projeto de Jesus Cristo e as atividades desenvolvidas por este setor: encontros de formação, celebrações de fé e vida, grupo de jovens, projeto social e retiros. No quarto capítulo destacamos alguns desafios pastorais para um mundo em mudança: promover o diálogo inter-religioso e o respeito à diversidade, cultivar uma espiritualidade cristã, educar para a solidariedade e a paz.
URI: http://dspace.est.edu.br:8080/xmlui/handle/BR-SlFE/265
Appears in Collections:Base de Teses e Dissertações da Faculdades EST

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
reis_mi_tmp38.pdf1.54 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.