Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/265
Title: | Interfaces de uma educação transformadora na Escola Imaculado Coração de Maria : um olhar a partir da pastoral escola |
Other Titles: | Interconnections of Transforming Education at the Escola Imaculado Coração de Maria : a view from the optic of the school's pastoral ministry |
metadata.dc.creator: | Reis, Magda Izabel dos |
metadata.dc.contributor.advisor1: | Nogueira, Sandra Vidal |
Keywords: | Educação transformadora;Pastoral escolar;Diálogo;Paz;Espiritualidade;Solidariedade;Escola Imaculado Coração de Maria;EDUCAÇÃO COMUNITÁRIA;Transforming education;School ministry;Peace;Solidarity;Dialog;Spirituality |
Issue Date: | 20-Dec-2006 |
Publisher: | Faculdades EST |
Citation: | REIS, Magda Izabel dos. Interconnections of Transforming Education at the Escola Imaculado Coração de Maria : a view from the optic of the school's pastoral ministry. 2006. 77 f. Dissertação (Mestrado em Teologia) - Faculdades EST, São Leopoldo, 2006. |
metadata.dc.description.resumo: | Nesta pesquisa pretende-se responder a questão: Que interfaces, de uma Educação Transformadora, estão presentes na Escola Imaculado Coração de Maria, sob a ótica da Pastoral Escolar? A Pastoral Escolar dá identidade a escola confessional. Analisamos a Pastoral Escolar como um espaço evangelizador no ambiente escolar. Para isto utilizamos a metodologia da pesquisa-ação. Foram entrevistados alunos, pais, professores e funcionários da escola. Foi utilizado ainda, como referencial teórico, a metodologia histórico -evangelizadora, que consiste na reflexão pastoral a partir de observações e registros. O trabalho está estruturado em quatro capítulos. No primeiro capítulo abordamos a pedagogia emancipatória na perspectiva freiriana, analisando a concepção de uma educação bancária e a concepção de uma educação dialógica. No segundo capítulo abordamos a Educação Transformadora como missão educativa das Irmãs Escolares de Nossa Senhora. Apresentamos aspectos históricos da Congregação e os princípios educacionais que fundamentam sua ação. No terceiro capítulo apresentamos a Pastoral Escolar da Escola Imaculado Coração de Maria: conceituação e método, bem como a fundamentação teológica deste trabalho: o Projeto de Jesus Cristo e as atividades desenvolvidas por este setor: encontros de formação, celebrações de fé e vida, grupo de jovens, projeto social e retiros. No quarto capítulo destacamos alguns desafios pastorais para um mundo em mudança: promover o diálogo inter-religioso e o respeito à diversidade, cultivar uma espiritualidade cristã, educar para a solidariedade e a paz. |
URI: | http://dspace.est.edu.br:8080/xmlui/handle/BR-SlFE/265 |
Appears in Collections: | Base de Teses e Dissertações da Faculdades EST |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
reis_mi_tmp38.pdf | 1.54 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.