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http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/25
Title: | Recuperando espaços de emancipação na história de vida de ex-alunas de escola comunitária luterana |
metadata.dc.creator: | Ulrich, Claudete Beise |
metadata.dc.contributor.advisor1: | Ferraro, Alceu Ravanello |
Keywords: | Escolas comunitários luteranas;Mulheres luteranas;Lutheran schools;Lutheran women;RELIGIÃO E EDUCAÇÃO |
Issue Date: | 6-Mar-2006 |
Publisher: | Faculdades EST |
Citation: | ULRICH, Claudete Beise. Recuperando espaços de emancipação na história de vida de ex-alunas de escola comunitária luterana. 2006. 387 f. Tese (Doutorado em Teologia) - Faculdades EST, São Leopoldo, 2006. |
metadata.dc.description.resumo: | Esta tese procura recuperar os espaços de emancipação na história de vida de ex-alunas de escola comunitária luterana. Num primeiro momento, busca-se entender os conceitos de libertação, emancipação, autonomia racional e liberdade cristã. A partir da tessitura dos fios teórico-conceituais, o conceito emancipação humana é tomado, nesta tese, como categoria sintética, própria do movimento analítico-sintético da abordagem dialética.O segundo capítulo traz o percurso teórico-metodológico, que se fundamenta numa perspectiva etnográfica, permeada pela metodologia feminista e o referencial de gênero. Como técnica de pesquisa utiliza-se a história de vida, visando à pesquisa narrativa, em que se destacam a subjetividade, o cotidiano e a memória. Os capítulos três, quatro, cinco e seis apresentam, respectivamente, as narrativas das histórias de vida das ex-alunas: Anneliese, Ruth, Renita e Yvonne. O último capítulo recupera espaços de emancipação na história de vida das ex-alunas: o processo imigratório, lembranças da infância, da adolescência, os processos educacionais na família, na escola comunitária luterana, na igreja luterana, em outros espaços educacionais, a formação profissional, a constituição da própria família, a imagem de Deus, a leitura da Bíblia, a participação e a liderança em grupos comunitários até o ano 2005. Percebe-se nas histórias de vida das ex-alunas narradoras uma profunda influência da educação recebida na escola comunitária e na igreja luterana, repercutindo na conquista ou não de espaços emancipatórios. Ao permitirem o registro e a publicação de suas memórias, as ex-alunas narradoras colocam-se como sábias e educadoras, permitindo a reflexão sobre a importância da religião e da educação nos processos emancipatórios. A tese conclui enunciando que os espaços de emancipação se realizam no cotidiano histórico da existência, e que este é um processo plural, coletivo, conflituoso, dialético, pois aponta para o inacabamento da vida. |
URI: | http://dspace.est.edu.br:8080/xmlui/handle/BR-SlFE/25 |
Appears in Collections: | Base de Teses e Dissertações da Faculdades EST |
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