Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/25
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorUlrich, Claudete Beise
dc.date.accessioned2016-07-25T15:21:13Z-
dc.date.available2007-04-13
dc.date.available2016-07-25T15:21:13Z-
dc.date.issued2006-03-06
dc.identifier.citationULRICH, Claudete Beise. Recuperando espaços de emancipação na história de vida de ex-alunas de escola comunitária luterana. 2006. 387 f. Tese (Doutorado em Teologia) - Faculdades EST, São Leopoldo, 2006.por
dc.identifier.urihttp://dspace.est.edu.br:8080/xmlui/handle/BR-SlFE/25-
dc.description.abstractThis dissertation has the purpose of retrieving the spaces of emancipation in the life stories of former female students of Lutheran community schools in Brazil. Initially the author tries to understand the concepts of liberation, emancipation, rational autonomy and Christian freedom. On the basis of the texture of the theoretical-conceptual threads, the concept of human emancipation is taken in this dissertation as a synthetic category that is peculiar to the analytical-synthetic movement of the dialectical approach. The second chapter describes the theoretical-methodological approach, which is based on an ethnographic perspective, permeated by a feminist methodology and the gender referent. The author uses the life story as research technique, aiming at a narrative investigation that highlights subjectivity, daily life and memory. The third, fourth, fifth and sixth chapters present the life stories told by the former females students, Anneliese, Ruth, Renita and Yvonne. The last chapter tries to identify spaces of emancipation in their life stories: the immigration process, childhood memories, adolescence memories, the educational processes in the family, the Lutheran community school, the Lutheran church, in other educational spaces, professional training, the constitution of their own family, their image of God, Bible reading, participation and leadership in community and/or congregational groups until 2005. Their narratives reveal a deep influence of the education they received in the community school and in the Lutheran church, bearing on the achievement or non-achievement of emancipatory spaces. By allowing their memories to be recorded and published, the narrators prove to be sages and educators, making it possible to reflect on the importance of religion and education in emancipation processes. The dissertation then concludes by discussing how the emancipation processes take place in the historical daily lives and by emphasizing that this process is a plural, collective, conflictive and dialectical one, for it points to the unfinished nature of human life.eng
dc.description.sponsorshipConselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherFaculdades ESTpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEscolas comunitários luteranaspor
dc.subjectMulheres luteranaspor
dc.subjectLutheran schoolseng
dc.subjectLutheran womeneng
dc.subjectRELIGIÃO E EDUCAÇÃOpor
dc.titleRecuperando espaços de emancipação na história de vida de ex-alunas de escola comunitária luteranapor
dc.typeTesepor
dc.contributor.referee1Ströher, Marga Janete
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9377539583841202por
dc.contributor.referee2Pauly, Evaldo Luis
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7187415721002122por
dc.contributor.referee3Oliveira, Avelino da Rosa
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/6451513910863914por
dc.contributor.referee4Eckert, Cornelia
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/7446126566413577por
dc.description.resumoEsta tese procura recuperar os espaços de emancipação na história de vida de ex-alunas de escola comunitária luterana. Num primeiro momento, busca-se entender os conceitos de libertação, emancipação, autonomia racional e liberdade cristã. A partir da tessitura dos fios teórico-conceituais, o conceito emancipação humana é tomado, nesta tese, como categoria sintética, própria do movimento analítico-sintético da abordagem dialética.O segundo capítulo traz o percurso teórico-metodológico, que se fundamenta numa perspectiva etnográfica, permeada pela metodologia feminista e o referencial de gênero. Como técnica de pesquisa utiliza-se a história de vida, visando à pesquisa narrativa, em que se destacam a subjetividade, o cotidiano e a memória. Os capítulos três, quatro, cinco e seis apresentam, respectivamente, as narrativas das histórias de vida das ex-alunas: Anneliese, Ruth, Renita e Yvonne. O último capítulo recupera espaços de emancipação na história de vida das ex-alunas: o processo imigratório, lembranças da infância, da adolescência, os processos educacionais na família, na escola comunitária luterana, na igreja luterana, em outros espaços educacionais, a formação profissional, a constituição da própria família, a imagem de Deus, a leitura da Bíblia, a participação e a liderança em grupos comunitários até o ano 2005. Percebe-se nas histórias de vida das ex-alunas narradoras uma profunda influência da educação recebida na escola comunitária e na igreja luterana, repercutindo na conquista ou não de espaços emancipatórios. Ao permitirem o registro e a publicação de suas memórias, as ex-alunas narradoras colocam-se como sábias e educadoras, permitindo a reflexão sobre a importância da religião e da educação nos processos emancipatórios. A tese conclui enunciando que os espaços de emancipação se realizam no cotidiano histórico da existência, e que este é um processo plural, coletivo, conflituoso, dialético, pois aponta para o inacabamento da vida.por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.departmentTeologiapor
dc.publisher.programPrograma de Teologiapor
dc.publisher.initialsESTpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIApor
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9944681145159594por
dc.contributor.advisor1Ferraro, Alceu Ravanello
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2554901969383039por
Appears in Collections:Base de Teses e Dissertações da Faculdades EST

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ulrich_cb_td55.pdf7.42 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.