Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/251
Title: A besta não é invencível: uma crítica à religião do mercado
metadata.dc.creator: Santos, Mônica de Souza
metadata.dc.contributor.advisor1: Schmitt, Flavio
Keywords: Neoliberalismo;Apocalipse;Besta;Religião do Mercado;Neoliberalism;Apocalypse;Beast;Market Religion.;LEITURA E ENSINO DA BÍBLIA
Issue Date: 2-Jul-2011
Publisher: Faculdades EST
Citation: SANTOS, Mônica de Souza. A besta não é invencível: uma crítica à religião do mercado. 2011. 66 f. Dissertação (Mestrado em Teologia) - Faculdades EST, São Leopoldo, 2011.
metadata.dc.description.resumo: O presente trabalho constitui-se em uma análise do momento atual do Neoliberalismo à luz do Apocalipse 13. Buscam-se elementos históricos e sociológicos que permitam elucidar a relação entre capitalismo e religião. Apresenta-se uma síntese da consolidação do pensamento liberal, passando pelas ideias de Adam Smith, pelo Estado do Bem-estar Social de Keynes, até as teorias de Hayek e a implantação oficial do Neoliberalismo no denominado Consenso de Washington. Aborda-se a ligação entre religião e o Capitalismo a partir das teorias de Max Weber, Walter Benjamim e Adam Smith. Logo após, estudam-se as raízes históricas e as características da Literatura Apocalíptica. O objetivo é identificar a Apocalíptica como movimento de resistência profética contra o poder opressor e excludente. Assim o livro do Apocalipse deve ser lido como contestação e denúncia do poder tirano do Império Romano que se impõe como um deus. Em seguida, dedica-se à interpretação do capítulo 13 do Apocalipse, no qual são descritas as duas bestas que recebem poder do dragão. Buscam-se chaves de interpretação que ajudem desmascarar a falsa religião do mercado, construída e justificada com as teorias neoliberais. Por último, são apresentadas propostas atuais de reconstrução da esperança com base em experiências concretas de enfrentamento ao neoliberalismo como modelo único.
URI: http://dspace.est.edu.br:8080/xmlui/handle/BR-SlFE/251
Appears in Collections:Base de Teses e Dissertações da Faculdades EST

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Santos_ms_tmp175.pdf387.24 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.