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dc.creatorSantos, Mônica de Souza
dc.date.accessioned2016-07-25T15:44:25Z-
dc.date.available2011-10-27
dc.date.available2016-07-25T15:44:25Z-
dc.date.issued2011-07-02
dc.identifier.citationSANTOS, Mônica de Souza. A besta não é invencível: uma crítica à religião do mercado. 2011. 66 f. Dissertação (Mestrado em Teologia) - Faculdades EST, São Leopoldo, 2011.por
dc.identifier.urihttp://dspace.est.edu.br:8080/xmlui/handle/BR-SlFE/251-
dc.description.abstractThe present work is an analysis of the present state of Neoliberalism seen in the light of Apocalypse Thirteen. In the first chapter, historical and sociological elements are sought, so that they might elucidate the relationship between capitalism and religion. It includes a summary of the consolidation of liberal thought following the ideas of Adam Smith, the welfare state of Keynes, and the theories of Hayek and Neoliberalism s official implantation in the so called Washington Consensus. The chapter addresses the connection between religion and capitalism according to the theories of Max Weber, Walter Benjamin and Adam Smith. The second chapter studies the historical roots and characteristics of Apocalyptic Literature. The aim is to identify the movement behind this literature; that is, one of prophetic resistance against a power that oppresses and excludes people. Thus, the apocalyptic books must be read as a contestation and denunciation of the tyranny of the Roman Empire which imposed itself as a god. The third chapter is dedicated to the interpretation of chapter thirteen of the Apocalypse, in which the two beasts are described as receiving their power from the dragon. These are understood as keys that help us unmask the false marketing of religion, built and justified upon neoliberal theories. Finally, the chapter concludes with the reconstruction of hope today, based on the real experience of confronting Neoliberalism as the ultimate model.eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherFaculdades ESTpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectNeoliberalismopor
dc.subjectApocalipsepor
dc.subjectBestapor
dc.subjectReligião do Mercadopor
dc.subjectNeoliberalismeng
dc.subjectApocalypseeng
dc.subjectBeasteng
dc.subjectMarket Religion.eng
dc.subjectLEITURA E ENSINO DA BÍBLIApor
dc.titleA besta não é invencível: uma crítica à religião do mercadopor
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoO presente trabalho constitui-se em uma análise do momento atual do Neoliberalismo à luz do Apocalipse 13. Buscam-se elementos históricos e sociológicos que permitam elucidar a relação entre capitalismo e religião. Apresenta-se uma síntese da consolidação do pensamento liberal, passando pelas ideias de Adam Smith, pelo Estado do Bem-estar Social de Keynes, até as teorias de Hayek e a implantação oficial do Neoliberalismo no denominado Consenso de Washington. Aborda-se a ligação entre religião e o Capitalismo a partir das teorias de Max Weber, Walter Benjamim e Adam Smith. Logo após, estudam-se as raízes históricas e as características da Literatura Apocalíptica. O objetivo é identificar a Apocalíptica como movimento de resistência profética contra o poder opressor e excludente. Assim o livro do Apocalipse deve ser lido como contestação e denúncia do poder tirano do Império Romano que se impõe como um deus. Em seguida, dedica-se à interpretação do capítulo 13 do Apocalipse, no qual são descritas as duas bestas que recebem poder do dragão. Buscam-se chaves de interpretação que ajudem desmascarar a falsa religião do mercado, construída e justificada com as teorias neoliberais. Por último, são apresentadas propostas atuais de reconstrução da esperança com base em experiências concretas de enfrentamento ao neoliberalismo como modelo único.por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.departmentTeologiapor
dc.publisher.programPrograma de Teologiapor
dc.publisher.initialsESTpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIApor
dc.contributor.advisor1Schmitt, Flavio
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4051638587142121por
Appears in Collections:Base de Teses e Dissertações da Faculdades EST

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