Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/249
Title: Literatura e compreensão de textos: as dimensões do cotidiano escolar
metadata.dc.creator: Silva, Jandaíra Fernandes da
metadata.dc.contributor.advisor1: Redin, Euclides
Keywords: Leitura;Literatura Clássica;Escola;Professor;Aluno;Reading;Classics;School;Teacher;Student;EDUCAÇÃO COMUNITÁRIA COM INFANCIA E JUVENTUDE
Issue Date: 12-Jul-2011
Publisher: Faculdades EST
Citation: SILVA, Jandaíra Fernandes da. Literatura e compreensão de textos: as dimensões do cotidiano escolar. 2011. 54 f. Dissertação (Mestrado em Teologia) - Faculdades EST, São Leopoldo, 2011.
metadata.dc.description.resumo: Esta dissertação busca compreender porque o jovem não gosta de ler literatura clássica e faz uma abordagem sobre a importância da leitura para a libertação do ser humano. Para tal, traz memórias da autora do percurso da sua aprendizagem de leitura e de relatos de experiências de educadora. Todo o texto foi construído norteado por autores que discorrem sobre a temática. Buscou-se delinear peculiaridades de forma divertida sobre algumas obras e de práticas pedagógicas da autora e de colegas, bem como algumas recepções de alunos frente a propostas de leituras. A metodologia de pesquisa foi de registros particulares feitos a partir de observações e de vivências, resgatadas pela memória durante a produção dos textos. Com este estudo, espera-se contribuir para as reflexões que abarcam a leitura do texto literário, em particular a literatura clássica, tendo em vista um avanço do processo de formação do leitor literário na escola. Contudo, com as reflexões, não se espera apresentar algo novo. Mas, de novo chamar atenção para novos olhares sobre o tema.
URI: http://dspace.est.edu.br:8080/xmlui/handle/BR-SlFE/249
Appears in Collections:Base de Teses e Dissertações da Faculdades EST

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Silva_jf_tmp181.pdf349.41 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.