Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/249
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorSilva, Jandaíra Fernandes da
dc.date.accessioned2016-07-25T15:44:11Z-
dc.date.available2011-10-11
dc.date.available2016-07-25T15:44:11Z-
dc.date.issued2011-07-12
dc.identifier.citationSILVA, Jandaíra Fernandes da. Literatura e compreensão de textos: as dimensões do cotidiano escolar. 2011. 54 f. Dissertação (Mestrado em Teologia) - Faculdades EST, São Leopoldo, 2011.por
dc.identifier.urihttp://dspace.est.edu.br:8080/xmlui/handle/BR-SlFE/249-
dc.description.abstractThis dissertation aims to understand why the young do not like reading classical literature and elaborates an approach on the importance of reading for the liberation of human beings. In this way, the author brings back memories of the journey of learning of reading and experience reports as educator. This text was built guided by authors who write about the respective topic. It sought to delineate the peculiarities about some books and teaching practices of the author and colleagues in a funny way, as well as some impressions of students in relation to the proposals of readings. The research methodology was the use of private records collected from observations and experiences, redeemed by memory during the production of this text. With this study, we hope to contribute to the reflections that involve the reading of the literary text, specially the classics, toward the advancing of the process of formation of the literary reader in school. However, it is not intended to present something new with these reflections, but to provoke new perspectives on the issue.eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherFaculdades ESTpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectLeiturapor
dc.subjectLiteratura Clássicapor
dc.subjectEscolapor
dc.subjectProfessorpor
dc.subjectAlunopor
dc.subjectReadingeng
dc.subjectClassicseng
dc.subjectSchooleng
dc.subjectTeachereng
dc.subjectStudenteng
dc.subjectEDUCAÇÃO COMUNITÁRIA COM INFANCIA E JUVENTUDEpor
dc.titleLiteratura e compreensão de textos: as dimensões do cotidiano escolarpor
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.referee1Klein, Remi
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6363213953832880por
dc.description.resumoEsta dissertação busca compreender porque o jovem não gosta de ler literatura clássica e faz uma abordagem sobre a importância da leitura para a libertação do ser humano. Para tal, traz memórias da autora do percurso da sua aprendizagem de leitura e de relatos de experiências de educadora. Todo o texto foi construído norteado por autores que discorrem sobre a temática. Buscou-se delinear peculiaridades de forma divertida sobre algumas obras e de práticas pedagógicas da autora e de colegas, bem como algumas recepções de alunos frente a propostas de leituras. A metodologia de pesquisa foi de registros particulares feitos a partir de observações e de vivências, resgatadas pela memória durante a produção dos textos. Com este estudo, espera-se contribuir para as reflexões que abarcam a leitura do texto literário, em particular a literatura clássica, tendo em vista um avanço do processo de formação do leitor literário na escola. Contudo, com as reflexões, não se espera apresentar algo novo. Mas, de novo chamar atenção para novos olhares sobre o tema.por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.departmentTeologiapor
dc.publisher.programPrograma de Teologiapor
dc.publisher.initialsESTpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIApor
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4639452459961076por
dc.contributor.advisor1Redin, Euclides
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7949812265735134por
Appears in Collections:Base de Teses e Dissertações da Faculdades EST

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Silva_jf_tmp181.pdf349.41 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.