Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/247
Title: As diversas violêcias na escola:ensino, constrangimento e agressão no ambiente escolar
metadata.dc.creator: Aguiar Neto, Francisco Carlos de
metadata.dc.contributor.advisor1: Redin, Euclides
Keywords: Educação;Violência;Escola;Inserção Social;EDUCAÇÃO COMUNITÁRIA COM INFANCIA E JUVENTUDE;Education;Violence;School;Social Inclusion
Issue Date: 7-May-2011
Publisher: Faculdades EST
Citation: AGUIAR NETO, Francisco Carlos de. As diversas violêcias na escola:ensino, constrangimento e agressão no ambiente escolar. 2011. 60 f. Dissertação (Mestrado em Teologia) - Faculdades EST, São Leopoldo, 2011.
metadata.dc.description.resumo: A sociedade brasileira vive um momento novo na educação. Os processos pedagógicos que interagem com as perspectivas democráticas ganham cada vez mais chão nos meios pedagógicos que se desenvolvem na atual conjuntura. E isso não somente no Brasil, mas se constitui em um amplo movimento globalizado. As muitas convenções a respeito da educação em nível mundial evocam novos processos democráticos que visam maior participação nas políticas administrativas dos Estados, bem como a erradicação das desigualdades sociais. Desta forma, o presente trabalho procura analisar a violência em contexto escolar. Violência essa que perpassa os momentos constitutivos de construção histórica do país. A violência escolar aponta para a questão da construção democrática no Brasil que herdou das fases de colonização, império e república a danosa perspectiva de condicionar os ideais liberais e democráticos aos interesses das oligarquias internas do país. Tal situação permitiu que se tornassem híbridas as políticas de Estado para a educação. A consequência de tal coisa tem sido a inoperância de certas políticas estatais, ficando à sociedade civil a tarefa de elaborar ações societárias que cubram a ausência deste mesmo Estado.
URI: http://dspace.est.edu.br:8080/xmlui/handle/BR-SlFE/247
Appears in Collections:Base de Teses e Dissertações da Faculdades EST

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Aguiar Neto_fc_tmp162.pdf401.25 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.