Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/245
Title: Psicopedagogia e o fracasso escolar: a relevância da compreensão sócio-contextual
metadata.dc.creator: Menezes, Maria Vilma Eça
metadata.dc.contributor.advisor1: Wondracek, Karin Hellen Kepler
Keywords: Psicopedagogia;Escola;Fracasso Escolar;Aprendizagem;Psychopedagogy;School;School Failure;Learning;EDUCAÇÃO COMUNITÁRIA COM INFÂNCIA E JUVENTUDE
Issue Date: 1-Aug-2011
Publisher: Faculdades EST
Citation: MENEZES, Maria Vilma Eça. Psicopedagogia e o fracasso escolar: a relevância da compreensão sócio-contextual. 2011. 66 f. Dissertação (Mestrado em Teologia) - Faculdades EST, São Leopoldo, 2011.
metadata.dc.description.resumo: O presente trabalho quer discutir a importância da contextualidade na compreensão e contribuição da Psicopedagogia para a educação, considerando os índices ainda expressivos de analfabetismo e de exclusão educacional da maioria esmagadora da população brasileira, e da dificuldade de aprendizado. A emergência do Brasil como potência econômica no cenário mundial coloca perguntas sobre a discrepância entre as riquezas socialmente produzidas e um número considerável de pessoas excluídas dos processos de distribuição, nos quais está incluído o acesso à educação, sem contar que para o desenvolvimento democrático radical é imprescindível a agregação maciça de pessoas aos processos educacionais. Para além de um analfabetismo funcional, a Psicopedagogia pode contribuir na consideração das interações sociais e afetivas na capacidade de compreender e no consequente saber aprender que advém da relação democrática entre educadores e educandos.
URI: http://dspace.est.edu.br:8080/xmlui/handle/BR-SlFE/245
Appears in Collections:Base de Teses e Dissertações da Faculdades EST

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Menezes_mve_tmp185.pdf428.68 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.