Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/241
Title: "Vou levantar-me...!" Resistência de mulheres no pós-exílio e no Maranhão
metadata.dc.creator: Bispo, Martha Isabel Furtado
metadata.dc.contributor.advisor1: Kilpp, Nelson
Keywords: Mulheres;Hermenêutica feminista;Patriarcado;Exclusão;Resistência;LEITURA E ENSINO DA BÍBLIA;Women;Feminist hermeneutics;Exclusion;Resistance;Patriarchy
Issue Date: 30-Jun-2011
Publisher: Faculdades EST
Citation: BISPO, Martha Isabel Furtado. "Vou levantar-me...!" Resistência de mulheres no pós-exílio e no Maranhão. 2011. 77 f. Dissertação (Mestrado em Teologia) - Faculdades EST, São Lepoldo, 2011.
metadata.dc.description.resumo: Este estudo penetra no mundo das mulheres do sul do Maranhão e o compara com o mundo das mulheres da época pós-exílica, espelhado em textos escolhidos do livro de Cântico dos Cânticos (Ct 1, 5-6; Ct 3,1-5 e Ct 8,1-14). Através de uma hermenêutica feminista da libertação, procura entender a situação de desprezo, exclusão, discriminação e violência das mulheres dentro do sistema patriarcal, androcêntrico e hierárquico, com suas dimensões econômicas, sociais, políticas, religiosa e culturais, predominante tanto no contexto de Cântico dos Cânticos quanto na realidade sulmaranhense. Mostra-se como, em ambos os contextos, as mulheres resistem ao modelo de vida dominante e propõem outro modelo baseado em harmonia, relações fraternas, igualitárias, sem preconceito e sem dominação. Num primeiro momento, retrata-se a realidade do sul do Maranhão a partir das mulheres. A seguir, enfoca-se o modo como elas resistem a este sistema que as violenta. Num terceiro momento, apresentam-se o contexto da época de surgimento do Cântico dos Cânticos no pós-exílio e a resistência de mulheres neste período. Num quarto momento, são analisados textos específicos e representativos de Cântico dos Cânticos. No final, traça-se um paralelo entre as mulheres do sul do maranhão de hoje e as mulheres no Cântico dos Cânticos. Este estudo busca dar novo vigor às lutas e à autoestima das mulheres, sobretudo no sul do Maranhão, para que continuem resistindo a toda e qualquer opressão, gestando, assim, um novo mundo pleno de igualdade, sororidade, solidariedade, inclusão, justiça e paz.
URI: http://dspace.est.edu.br:8080/xmlui/handle/BR-SlFE/241
Appears in Collections:Base de Teses e Dissertações da Faculdades EST

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
bispo_mif_tmp167.pdf769.69 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.