Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/236
Title: No embalo da rede: o impacto produzido pelo cuidado na vida dos idosos de Bagé, que frequntam o Centro do Idoso
metadata.dc.creator: Caetano, Silvana Kinczel
metadata.dc.contributor.advisor1: Bock, Carlos Gilberto
Keywords: Pessoas idosas;Políticas públicas;Cuidado;Elderly people;Public policies;Care;PRATICAS SOCIAIS E CUIDADO;GESTÃO E REDES SOCIAIS
Issue Date: 12-Jul-2011
Publisher: Faculdades EST
Citation: CAETANO, Silvana Kinczel. No embalo da rede: o impacto produzido pelo cuidado na vida dos idosos de Bagé, que frequntam o Centro do Idoso. 2011. 67 f. Dissertação (Mestrado em Teologia) - Faculdades EST, São Leopoldo, 2011.
metadata.dc.description.resumo: O presente trabalho relata as conclusões a partir da pesquisa realizada junto à equipe de profissionais responsável pelo Centro do Idoso de Bagé, RS, através da percepção desta proposta e partindo da visão da população usuária, dos familiares das pessoas idosas que freqüentam o CI e dos profissionais que os acolhem e desenvolvem as atividades planejadas. O projeto original deste Centro orienta-se pela necessidade de convivência, promoção da saúde, espiritualidade, aprendizagem e cidadania, presumidamente necessárias e impulsionadoras de um envelhecimento ativo. O impacto produzido pelo cuidado, a partir da criação do Centro do Idoso na vida da população usuária enquanto espaço concreto de aplicação de políticas públicas que compõem a rede social do município de Bagé, é o que pretendemos dimensionar aqui. Desta forma, acredita-se que pesquisar e concluir qual o real alcance das práticas que oferece, na condição de relevante nó da rede de atenção e dedicado ao atendimento e ao cuidado de uma população que ultrapassa 12% da população de Bagé, incentivará a reflexão e servirá como potencializador das mudanças que ainda precisam ser implementadas, em busca da melhoria da qualidade de vida deste segmento, fortalecendo o sentimento de pertença do cidadão à sua comunidade.
URI: http://dspace.est.edu.br:8080/xmlui/handle/BR-SlFE/236
Appears in Collections:Base de Teses e Dissertações da Faculdades EST

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Caetano_sk_tmp180.pdf1.64 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.