Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/231
Title: Fios para a rede - cotejando conceitos de John Wesley e Edgar Morin: contribuição à educação nas instituições educacionais metodistas no Brasil, hoje.
metadata.dc.creator: Silva, Luiz Eduardo Prates da
metadata.dc.contributor.advisor1: Wachs, Manfredo Carlos
Keywords: Rede de Educação;Complexidade;Antropologia;Soteriologia/Solidariedade;Crise/"Nova criação";TEOLOGIA E EDUCAÇÃO;Education Network;Complexity;Anthropology;Soteriology/Solidarity;Crisis/"New Creation"
Issue Date: 16-Aug-2010
Publisher: Faculdades EST
Citation: SILVA, Luiz Eduardo Prates da. Fios para a rede - cotejando conceitos de John Wesley e Edgar Morin: contribuição à educação nas instituições educacionais metodistas no Brasil, hoje.. 2010. 252 f. Tese (Doutorado em Teologia) - Faculdades EST, São Leopoldo, 2010.
metadata.dc.description.resumo: Diante das demandas contemporâneas e em busca de sobrevivência frente à mercantilização da educação, instituições educacionais confessionais, como é o caso das instituições vinculadas à Igreja Metodista, procuram se articular em redes. Este trabalho visa enfatizar alguns pontos específicos do pensamento de John Wesley e de Edgar Morin, que possam contribuir para que essas redes não estejam vinculadas apenas aos aspectos administrativo-financeiros, mas que tenham, concomitantemente, elementos de reflexão que encerrem uma carga de sentido, encontrado na confluência da tradição ou seja, na visão teológica do iniciador do movimento metodista, com o contemporâneo, ou seja, com os desafios colocados à educação nos dias atuais, a partir do paradigma da complexidade de Edgar Morin. Essas contribuições são consideradas como fios para a tecitura da rede, tendo em vista que complexus tem como uma de suas conotações um tecido de constituintes heterogêneos inseparavelmente associados. Rede também pode ter outras conotações, como rede de segurança e para o pescador é um instrumento que garante a sobrevivência. Os elementos escolhidos como fios para tecer a rede são a antropologia, a soteriologia, no sentido de salvação social, e a criação e nova criação em John Wesley. E, ainda, aspectos da antropologia, solidariedade e crise de destino da humanidade, e educação em Edgar Morin. A tecitura é apresentada a partir do cotejamento desses conceitos/fios. Exemplificando e apontando sinais de esperança, apresento algumas práticas e experiências já em vigor na Universidade Metodista de São Paulo, onde encontro aproximações e possíveis relações com o material apresentado como os fios e o tecido da rede. Concluo o trabalho retomando e aprofundando os pontos de confluência entre alguns aspectos dos pensamentos dos dois autores, como suporte para a defesa do que considero a educação necessária para o atual momento histórico, portanto aquela que proponho que deva ser desenvolvida pela Rede Metodista de Educação.
URI: http://dspace.est.edu.br:8080/xmlui/handle/BR-SlFE/231
Appears in Collections:Base de Teses e Dissertações da Faculdades EST

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Silva_lep_td94.pdf1.48 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.