Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/231
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorSilva, Luiz Eduardo Prates da
dc.date.accessioned2016-06-17T20:30:12Z-
dc.date.available2011-09-15
dc.date.available2016-06-17T20:30:12Z-
dc.date.issued2010-08-16
dc.identifier.citationSILVA, Luiz Eduardo Prates da. Fios para a rede - cotejando conceitos de John Wesley e Edgar Morin: contribuição à educação nas instituições educacionais metodistas no Brasil, hoje.. 2010. 252 f. Tese (Doutorado em Teologia) - Faculdades EST, São Leopoldo, 2010.por
dc.identifier.urihttp://dspace.est.edu.br:8080/xmlui/handle/BR-SlFE/231-
dc.description.abstractIn face of contemporary demands and struggling to survive against the commodification of education, confessional educational institutions, as is the case of the institutions related to the Methodist Church, seek to articulate into networks. This paper aims to highlight some specific points of John Wesley s and Edgar Morin s thought, which may allow that such networks be linked not only to the administrative and financial aspects, but have at the same time, elements of reflection carrying a load of meaning, to be found at the confluence of 'tradition', that is, the theological vision of the father of the Methodist movement, with the contemporary vision, that is, the challenges posed to education today, from Edgar Morin s paradigm of complexity viewpoint. These contributions are considered as threads weaving the fabric of the network, given that the complexus has as one of its connotations a tissue of heterogeneous constituents, inseparably bound. A net may also have other connotations, such as the "safety net", while for the fisherman, it is an instrument that ensures survival. The elements chosen as threads to weave this network are anthropology, soteriology, in the sense of social salvation, and the creation and 'new creation' in John Wesley. And still, aspects of anthropology, solidarity and the humanity s fate crisis, and education in Edgar Morin. The texture is shown based on a careful examination and comparison of these concepts/threads. Exemplifying and pointing to signs of hope, I describe some experiences and practices being used at the Methodist University of São Paulo, where we find similarities and possible connections with the material presented as the threads and the fabric of the network. I conclude this recovering and examining carefully points of the confluence between some aspects on the thoughts of the two authors as support of defense of what I consider the necessary education for the current historical moment, therefore, the one which I propose that should be developed by Methodist Educational Network.eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherFaculdades ESTpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectRede de Educaçãopor
dc.subjectComplexidadepor
dc.subjectAntropologiapor
dc.subjectSoteriologia/Solidariedadepor
dc.subjectCrise/"Nova criação"por
dc.subjectTEOLOGIA E EDUCAÇÃOpor
dc.subjectEducation Networkeng
dc.subjectComplexityeng
dc.subjectAnthropologyeng
dc.subjectSoteriology/Solidarityeng
dc.subjectCrisis/"New Creation"eng
dc.titleFios para a rede - cotejando conceitos de John Wesley e Edgar Morin: contribuição à educação nas instituições educacionais metodistas no Brasil, hoje.por
dc.typeTesepor
dc.contributor.referee1Streck, Gisela Isolde Waechter
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3906144692619471por
dc.contributor.referee2Klein, Remi
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6363213953832880por
dc.contributor.referee3Rieth, Ricardo Willy
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/2854589063294139por
dc.contributor.referee4Pauly, Evaldo Luis
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/7187415721002122por
dc.description.resumoDiante das demandas contemporâneas e em busca de sobrevivência frente à mercantilização da educação, instituições educacionais confessionais, como é o caso das instituições vinculadas à Igreja Metodista, procuram se articular em redes. Este trabalho visa enfatizar alguns pontos específicos do pensamento de John Wesley e de Edgar Morin, que possam contribuir para que essas redes não estejam vinculadas apenas aos aspectos administrativo-financeiros, mas que tenham, concomitantemente, elementos de reflexão que encerrem uma carga de sentido, encontrado na confluência da tradição ou seja, na visão teológica do iniciador do movimento metodista, com o contemporâneo, ou seja, com os desafios colocados à educação nos dias atuais, a partir do paradigma da complexidade de Edgar Morin. Essas contribuições são consideradas como fios para a tecitura da rede, tendo em vista que complexus tem como uma de suas conotações um tecido de constituintes heterogêneos inseparavelmente associados. Rede também pode ter outras conotações, como rede de segurança e para o pescador é um instrumento que garante a sobrevivência. Os elementos escolhidos como fios para tecer a rede são a antropologia, a soteriologia, no sentido de salvação social, e a criação e nova criação em John Wesley. E, ainda, aspectos da antropologia, solidariedade e crise de destino da humanidade, e educação em Edgar Morin. A tecitura é apresentada a partir do cotejamento desses conceitos/fios. Exemplificando e apontando sinais de esperança, apresento algumas práticas e experiências já em vigor na Universidade Metodista de São Paulo, onde encontro aproximações e possíveis relações com o material apresentado como os fios e o tecido da rede. Concluo o trabalho retomando e aprofundando os pontos de confluência entre alguns aspectos dos pensamentos dos dois autores, como suporte para a defesa do que considero a educação necessária para o atual momento histórico, portanto aquela que proponho que deva ser desenvolvida pela Rede Metodista de Educação.por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.departmentTeologiapor
dc.publisher.programPrograma de Teologiapor
dc.publisher.initialsESTpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIApor
dc.contributor.advisor1Wachs, Manfredo Carlos
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8679182448370232por
Appears in Collections:Base de Teses e Dissertações da Faculdades EST

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Silva_lep_td94.pdf1.48 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.