Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/201
Title: Considerações em torno do mundo da leitura: criticidade conscientização e transformação
Other Titles: Considerations about the world of reading: critical thinking, consciousness raising and tranformation
metadata.dc.creator: Belle, Lauci Regina
metadata.dc.contributor.advisor1: Andreola, Balduino Antonio
Keywords: Desenvolimento de leitura;Conscientização;Pensamento crítico;Reading development;Critical thinking;Consciousness raising;RELIGIÃO E EDUCAÇÃO
Issue Date: 7-Mar-2007
Publisher: Faculdades EST
Citation: BELLE, Lauci Regina. Considerations about the world of reading: critical thinking, consciousness raising and tranformation. 2007. 111 f. Dissertação (Mestrado em Teologia) - Faculdades EST, São Leopoldo, 2007.
metadata.dc.description.resumo: Este trabalho apresenta uma proposta de atividades desenvolvidas, no Colégio Americano, com a oitava série do Ensino Fundamental, a qual aborda a formação de um indivíduo mais crítico, mais consciente e mais comprometido com as questões de seu tempo por intermédio do trabalho com a leitura. Consideramos as especificidades dessa série quanto ao desenvolvimento cognitivo, afetivo e psicológico. Fundamentamos esta pesquisa por meio das contribuições da Análise do Discurso, da Lingüística, da Teoria da Literatura, assim como por meio das contribuições teóricas oriundas da área da Educação. Faremos, aqui, uma descrição apenas das duas propostas que serviram de fonte de dados para realização dessa pesquisa: a primeira constou de um estudo comparativo, com enunciação de juízos, entre a obra Capitães da Areia , do escritor Jorge Amado, e o Estatuto da Criança e do Adolescente; a segunda, de registro, de impressões, de questionamentos, de reflexões sobre a realidade que circunda o educando, por meio dos diferentes gêneros textuais estudados em aula, como também por meio de fotografias, a fim de os alunos comporem uma revista de leitura de mundo. Com o objetivo de facilitar a aplicabilidade desta proposta e de garantir material viável e acessível a todas as escolas, com bons resultados experimentais, apresentamos uma descrição detalhada dos procedimentos que realizamos. Ainda um fator a ser considerado em nossa pesquisa é a possibilidade de adaptação deste trabalho a diferenciados níveis de ensino, por intermédio do estudo de outras estratégias de leitura e de produção textual.
URI: http://dspace.est.edu.br:8080/xmlui/handle/BR-SlFE/201
Appears in Collections:Base de Teses e Dissertações da Faculdades EST

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
belle_lr_tm155.pdf8.21 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.