Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/201
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorBelle, Lauci Regina
dc.date.accessioned2016-07-25T15:59:05Z-
dc.date.available2007-04-26
dc.date.available2016-07-25T15:59:05Z-
dc.date.issued2007-03-07
dc.identifier.citationBELLE, Lauci Regina. Considerations about the world of reading: critical thinking, consciousness raising and tranformation. 2007. 111 f. Dissertação (Mestrado em Teologia) - Faculdades EST, São Leopoldo, 2007.por
dc.identifier.urihttp://dspace.est.edu.br:8080/xmlui/handle/BR-SlFE/201-
dc.description.abstractThis work presents a proposal of activities developed, at Colégio Americano with the 8th grade. It focus on the formation of individuals who are more critical, more conscious and more engaged with the questions of their times through reading. We took into consideration the specificities of this school grade as to their cognitive, affective and psychological developments. We based this research on the contributions of the Analysis of Speech, Linguistics, and Theory of Literature as well as on the theoretical contributions of the field of Education. Here we describe only the two propositions that worked as data sources for this research. The first one was a comparative study, with judgment manifestation, between Jorge Amado´s Capitães da Areia and the Child and Adolescent Statute ; the second one, the noting of feelings, questionings, reflections about the reality that surrounds the students, by means of different text styles studied at class as well as pictures, so that students could produce a world reading magazine. In order to facilitate the applicability of this proposal and of guaranteeing useful and accessible material to any school, with good experimental results, we present a detailed description of our procedures. Another point to be considered in our research is the possibility of adapting this work to different grades, by means of studying other reading and text production strategies.eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherFaculdades ESTpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectDesenvolimento de leiturapor
dc.subjectConscientizaçãopor
dc.subjectPensamento críticopor
dc.subjectReading developmenteng
dc.subjectCritical thinkingeng
dc.subjectConsciousness raisingeng
dc.subjectRELIGIÃO E EDUCAÇÃOpor
dc.titleConsiderações em torno do mundo da leitura: criticidade conscientização e transformaçãopor
dc.title.alternativeConsiderations about the world of reading: critical thinking, consciousness raising and tranformationeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.referee1Streck, Gisela Isolde Waechter
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3906144692619471por
dc.contributor.referee2Timm, Edgar Zanini
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2888471424395463por
dc.description.resumoEste trabalho apresenta uma proposta de atividades desenvolvidas, no Colégio Americano, com a oitava série do Ensino Fundamental, a qual aborda a formação de um indivíduo mais crítico, mais consciente e mais comprometido com as questões de seu tempo por intermédio do trabalho com a leitura. Consideramos as especificidades dessa série quanto ao desenvolvimento cognitivo, afetivo e psicológico. Fundamentamos esta pesquisa por meio das contribuições da Análise do Discurso, da Lingüística, da Teoria da Literatura, assim como por meio das contribuições teóricas oriundas da área da Educação. Faremos, aqui, uma descrição apenas das duas propostas que serviram de fonte de dados para realização dessa pesquisa: a primeira constou de um estudo comparativo, com enunciação de juízos, entre a obra Capitães da Areia , do escritor Jorge Amado, e o Estatuto da Criança e do Adolescente; a segunda, de registro, de impressões, de questionamentos, de reflexões sobre a realidade que circunda o educando, por meio dos diferentes gêneros textuais estudados em aula, como também por meio de fotografias, a fim de os alunos comporem uma revista de leitura de mundo. Com o objetivo de facilitar a aplicabilidade desta proposta e de garantir material viável e acessível a todas as escolas, com bons resultados experimentais, apresentamos uma descrição detalhada dos procedimentos que realizamos. Ainda um fator a ser considerado em nossa pesquisa é a possibilidade de adaptação deste trabalho a diferenciados níveis de ensino, por intermédio do estudo de outras estratégias de leitura e de produção textual.por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.departmentTeologiapor
dc.publisher.programPrograma de Teologiapor
dc.publisher.initialsESTpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIApor
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6162420108115979por
dc.contributor.advisor1Andreola, Balduino Antonio
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6678521937817570por
Appears in Collections:Base de Teses e Dissertações da Faculdades EST

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
belle_lr_tm155.pdf8.21 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.