Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/200
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorTeixeira, Talita Bender
dc.date.accessioned2016-06-17T20:29:53Z-
dc.date.available2011-04-07
dc.date.available2016-06-17T20:29:53Z-
dc.date.issued2011-02-23
dc.identifier.citationTEIXEIRA, Talita Bender. Jornadas alternativas: o ensino religiosos e o movimento Nova Era. 2011. 194 f. Tese (Doutorado em Teologia) - Faculdades EST, São Leopoldo, 2011.por
dc.identifier.urihttp://dspace.est.edu.br:8080/xmlui/handle/BR-SlFE/200-
dc.description.abstractThe present study consists in an analysis about New Age movement and Religious Education, optional subjects at Brazilian public schools. The intersection Between these two themes happens in theorical and contextual studies through the observation of environment religious diversity, religious phenomenon in which the theme occurs as problematical for the Theology and Religions Sciences researcher. The fundamental issue I try to understand whether it is possible to include the New Age theme in the school curriculum or if this process already takes place in practice, since the New Age comes from personal constructions based on self reflexivity.eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherFaculdades ESTpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEnsino religiosopor
dc.subjectMovimento Nova Erapor
dc.subjectEscola públicapor
dc.subjectDocentespor
dc.subjectAdolescentes alunospor
dc.subjectRELIGIÃO E EDUCAÇÃOpor
dc.subjectReligious educationeng
dc.subjectNew Ageeng
dc.subjectPublic schoolseng
dc.subjectTeacherseng
dc.subjectTeenagerseng
dc.titleJornadas alternativas: o ensino religiosos e o movimento Nova Erapor
dc.typeTesepor
dc.contributor.referee1Streck, Gisela Isolde Waechter
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3906144692619471por
dc.contributor.referee2Brandenburg, Laude Erandi
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2720814127433525por
dc.contributor.referee3Follmann, José Ivo
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/2801367846512759por
dc.contributor.referee4Lopes, José Rogério
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/5121360004451480por
dc.description.resumoO estudo em questão consiste numa análise sobre o movimento Nova Era e o Ensino Religioso, componente curricular de matrícula facultativa nas escolas públicas. A intersecção entre os dois temas dá-se de forma teórica e contextual ao se observar os estudos no entorno da diversidade religiosa, na qual o fenômeno religioso irrompe como temática problematizadora para o pesquisador das áreas da Teologia e das Ciências da Religião. Como questão fundamental, busco compreender se é possível a inserção de temas da Nova Era no currículo do Ensino Religioso ou se esse processo já se efetua na prática, uma vez que o fenômeno parte de situações de construção e arranjo pessoal baseadas numa reflexividade do sujeito.por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.departmentTeologiapor
dc.publisher.programPrograma de Teologiapor
dc.publisher.initialsESTpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIApor
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3520083729053533por
dc.contributor.advisor1Klein, Remi
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6363213953832880por
Appears in Collections:Base de Teses e Dissertações da Faculdades EST

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
teixeira_tb_td99.PDF1.09 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.