Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/199
Title: Fundamentação da prática pedagógica da educação comunitária em Boa Vista/RR
metadata.dc.creator: Machado, Fabio Kornelyws da Silva Gonçalves
metadata.dc.contributor.advisor1: Streck, Gisela Isolde Waechter
Keywords: Pedagogia Libertadora;Educação Democrática;Escola comunitária;EDUCAÇÃO COMUNITÁRIA COM INFÂNCIA E JUVENTUDE;Liberating pedagogy;Democratic education;Community school
Issue Date: 11-Dec-2010
Publisher: Faculdades EST
Citation: MACHADO, Fabio Kornelyws da Silva Gonçalves. Fundamentação da prática pedagógica da educação comunitária em Boa Vista/RR. 2010. 70 f. Dissertação (Mestrado em Teologia) - Faculdades EST, São Leopoldo, 2010.
metadata.dc.description.resumo: A presente dissertação quer avaliar o sentido e o valor da educação libertadora a partir da noção da experiência comunitária, uma experiência que seja democrática e, por isso, informe um espírito cidadão nos educandos. Partiremos das contribuições teóricas de Paulo Freire e Moacir Gadotti. Avaliaremos a influência da leitura que faz Anísio Teixeira da obra de John Dewey, e sua consequente influência na construção da educação democrática postulada por Freire. De maneira similar, construiremos o texto considerando as experiências de Anísio Teixeira e o Centro Educacional Carneiro Ribeiro: Escola Parque, na Bahia, em 1950; consequentemente a esta experiência histórica, elencaremos a proposta de um projeto de educação comunitária contemporâneo, um projeto desenvolvido em escolas municipais de Boa Vista, Roraima.
URI: http://dspace.est.edu.br:8080/xmlui/handle/BR-SlFE/199
Appears in Collections:Base de Teses e Dissertações da Faculdades EST

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
machado_fksg_tmp131.PDF449.22 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.