Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/199
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorMachado, Fabio Kornelyws da Silva Gonçalves
dc.date.accessioned2016-06-17T20:29:52Z-
dc.date.available2011-03-30
dc.date.available2016-06-17T20:29:52Z-
dc.date.issued2010-12-11
dc.identifier.citationMACHADO, Fabio Kornelyws da Silva Gonçalves. Fundamentação da prática pedagógica da educação comunitária em Boa Vista/RR. 2010. 70 f. Dissertação (Mestrado em Teologia) - Faculdades EST, São Leopoldo, 2010.por
dc.identifier.urihttp://dspace.est.edu.br:8080/xmlui/handle/BR-SlFE/199-
dc.description.abstractThis dissertation wants to assess the meaning and value of liberating education from the concept of community experience, an experience that is democratic and, therefore, inform a spirit citizen in students. We leave the theoretical contributions of Paulo Freire and Moacir Gadotti. Evaluate the influence of reading that Anísio Teixeira makes the work of John Dewey, and its consequent influence on the construction of democratic education postulated by Freire. Similarly, we will build the text considering the experiences of Anísio Teixeira and Centro Educacional Carneiro Ribeiro: Escola Parque, in Bahia, in 1950; consequently this historical experience, listed the proposal for a project of contemporary community education, a project developed in municipal schools in Boa Vista, Roraima.eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherFaculdades ESTpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectPedagogia Libertadorapor
dc.subjectEducação Democráticapor
dc.subjectEscola comunitáriapor
dc.subjectEDUCAÇÃO COMUNITÁRIA COM INFÂNCIA E JUVENTUDEpor
dc.subjectLiberating pedagogyeng
dc.subjectDemocratic educationeng
dc.subjectCommunity schooleng
dc.titleFundamentação da prática pedagógica da educação comunitária em Boa Vista/RRpor
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor-co1Klein, Remi
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6363213953832880por
dc.description.resumoA presente dissertação quer avaliar o sentido e o valor da educação libertadora a partir da noção da experiência comunitária, uma experiência que seja democrática e, por isso, informe um espírito cidadão nos educandos. Partiremos das contribuições teóricas de Paulo Freire e Moacir Gadotti. Avaliaremos a influência da leitura que faz Anísio Teixeira da obra de John Dewey, e sua consequente influência na construção da educação democrática postulada por Freire. De maneira similar, construiremos o texto considerando as experiências de Anísio Teixeira e o Centro Educacional Carneiro Ribeiro: Escola Parque, na Bahia, em 1950; consequentemente a esta experiência histórica, elencaremos a proposta de um projeto de educação comunitária contemporâneo, um projeto desenvolvido em escolas municipais de Boa Vista, Roraima.por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.departmentTeologiapor
dc.publisher.programPrograma de Teologiapor
dc.publisher.initialsESTpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIApor
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4859249567135565por
dc.contributor.advisor1Streck, Gisela Isolde Waechter
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3906144692619471por
Appears in Collections:Base de Teses e Dissertações da Faculdades EST

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
machado_fksg_tmp131.PDF449.22 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.