Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/192
Title: Todos podem aprender : construindo caminhos conectados com a formação do educador que possibilitem o fazer pedagógico inclusivo
metadata.dc.creator: Nunes, Nora Helena Soares
metadata.dc.contributor.advisor1: Streck, Gisela Isolde Waechter
Keywords: Inclusão;Aprender;Processo;Formação continuada;Escola inclusiva;RELIGIÃO E EDUCAÇÃO;Inclusion;Learning;Process;Continuing education;School inclusion
Issue Date: 3-Jan-2011
Publisher: Faculdades EST
Citation: NUNES, Nora Helena Soares. Todos podem aprender : construindo caminhos conectados com a formação do educador que possibilitem o fazer pedagógico inclusivo. 2011. 80 f. Dissertação (Mestrado em Teologia) - Faculdades EST, São Leopoldo, 2011.
metadata.dc.description.resumo: A inclusão escolar é um processo complexo inserido na organização da educação nacional, que necessita de ações transformadoras para que o direito de todos à educação seja um movimento coletivo, no qual o acesso ao prazer do saber seja universal. A resistência da escola tradicional ao processo inclusivo reflete a sua incapacidade de atuar diante da complexidade das relações humanas no sistema educacional. O processo escolar inclusivo leva em consideração a capacidade de aprendizagem de todas as crianças, por isso a importância da sensibilidade do professor em identificar as características individuais dos alunos e, assim, potencializar suas habilidades. Entretanto, faz-se necessário, também, o conhecimento e prática da pertinente legislação, a participação do Estado através das políticas públicas e a formação continuada dos educadores.
URI: http://dspace.est.edu.br:8080/xmlui/handle/BR-SlFE/192
Appears in Collections:Base de Teses e Dissertações da Faculdades EST

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
nunes_nhs_tmp144.PDF474.24 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.