Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/192
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorNunes, Nora Helena Soares
dc.date.accessioned2016-06-17T20:29:50Z-
dc.date.available2011-03-29
dc.date.available2016-06-17T20:29:50Z-
dc.date.issued2011-01-03
dc.identifier.citationNUNES, Nora Helena Soares. Todos podem aprender : construindo caminhos conectados com a formação do educador que possibilitem o fazer pedagógico inclusivo. 2011. 80 f. Dissertação (Mestrado em Teologia) - Faculdades EST, São Leopoldo, 2011.por
dc.identifier.urihttp://dspace.est.edu.br:8080/xmlui/handle/BR-SlFE/192-
dc.description.abstractThe school inclusion is a complex process inserted in the organization of national education, what for requires transforming actions, so that the right of everyone to education be a collective movement, where access to the pleasure of learning is universal. The resistance of the traditional school to an inclusive process reflects its inability to act before the complexity of human relationships in the educational system. The inclusive school process takes into consideration the learning ability of all children, so the importance of the sensibility of the teacher to identify the characteristics of individual students and thus enhance their skills. However, it is also necessary the practical knowledge of relevant legislation, the state's participation through public policies and ongoing training of educators.eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherFaculdades ESTpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectInclusãopor
dc.subjectAprenderpor
dc.subjectProcessopor
dc.subjectFormação continuadapor
dc.subjectEscola inclusivapor
dc.subjectRELIGIÃO E EDUCAÇÃOpor
dc.subjectInclusioneng
dc.subjectLearningeng
dc.subjectProcesseng
dc.subjectContinuing educationeng
dc.subjectSchool inclusioneng
dc.titleTodos podem aprender : construindo caminhos conectados com a formação do educador que possibilitem o fazer pedagógico inclusivopor
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor-co1Brandenburg, Laude Erandi
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2720814127433525por
dc.description.resumoA inclusão escolar é um processo complexo inserido na organização da educação nacional, que necessita de ações transformadoras para que o direito de todos à educação seja um movimento coletivo, no qual o acesso ao prazer do saber seja universal. A resistência da escola tradicional ao processo inclusivo reflete a sua incapacidade de atuar diante da complexidade das relações humanas no sistema educacional. O processo escolar inclusivo leva em consideração a capacidade de aprendizagem de todas as crianças, por isso a importância da sensibilidade do professor em identificar as características individuais dos alunos e, assim, potencializar suas habilidades. Entretanto, faz-se necessário, também, o conhecimento e prática da pertinente legislação, a participação do Estado através das políticas públicas e a formação continuada dos educadores.por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.departmentTeologiapor
dc.publisher.programPrograma de Teologiapor
dc.publisher.initialsESTpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIApor
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4683473312107425por
dc.contributor.advisor1Streck, Gisela Isolde Waechter
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3906144692619471por
Appears in Collections:Base de Teses e Dissertações da Faculdades EST

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
nunes_nhs_tmp144.PDF474.24 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.