Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/192| Title: | Todos podem aprender : construindo caminhos conectados com a formação do educador que possibilitem o fazer pedagógico inclusivo |
| metadata.dc.creator: | Nunes, Nora Helena Soares |
| metadata.dc.contributor.advisor1: | Streck, Gisela Isolde Waechter |
| Keywords: | Inclusão;Aprender;Processo;Formação continuada;Escola inclusiva;RELIGIÃO E EDUCAÇÃO;Inclusion;Learning;Process;Continuing education;School inclusion |
| Issue Date: | 3-Jan-2011 |
| Publisher: | Faculdades EST |
| Citation: | NUNES, Nora Helena Soares. Todos podem aprender : construindo caminhos conectados com a formação do educador que possibilitem o fazer pedagógico inclusivo. 2011. 80 f. Dissertação (Mestrado em Teologia) - Faculdades EST, São Leopoldo, 2011. |
| metadata.dc.description.resumo: | A inclusão escolar é um processo complexo inserido na organização da educação nacional, que necessita de ações transformadoras para que o direito de todos à educação seja um movimento coletivo, no qual o acesso ao prazer do saber seja universal. A resistência da escola tradicional ao processo inclusivo reflete a sua incapacidade de atuar diante da complexidade das relações humanas no sistema educacional. O processo escolar inclusivo leva em consideração a capacidade de aprendizagem de todas as crianças, por isso a importância da sensibilidade do professor em identificar as características individuais dos alunos e, assim, potencializar suas habilidades. Entretanto, faz-se necessário, também, o conhecimento e prática da pertinente legislação, a participação do Estado através das políticas públicas e a formação continuada dos educadores. |
| URI: | http://dspace.est.edu.br:8080/xmlui/handle/BR-SlFE/192 |
| Appears in Collections: | Base de Teses e Dissertações da Faculdades EST |
Files in This Item:
| File | Description | Size | Format | |
|---|---|---|---|---|
| nunes_nhs_tmp144.PDF | 474.24 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.