Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/189
Title: Ensino religioso nas escolas municipais da Zona Norte de Curitiba
metadata.dc.creator: Deus, Valdir Cândido de
metadata.dc.contributor.advisor1: Klein, Remi
Keywords: Formação de professores;Ensino Religioso;Legislação;Cidadania;ÉTICA E GESTÃO;Teacher education;Religious education;Legislation;Citizenship
Issue Date: 18-Dec-2010
Publisher: Faculdades EST
Citation: DEUS, Valdir Cândido de. Ensino religioso nas escolas municipais da Zona Norte de Curitiba. 2010. 71 f. Dissertação (Mestrado em Teologia) - Faculdades EST, São Leopoldo, 2010.
metadata.dc.description.resumo: A formação dos professores destinados à área do Ensino Religioso é o objeto deste estudo. Através de análise documental, verificamos como é ministrado o Ensino Religioso nos dias de hoje nas escolas municipais, mediante as novas orientações. O trabalho foi elaborado em três capítulos. O primeiro capítulo versa sobre a legislação que concedeu a estrutura do Ensino Religioso, perpassando desde o Brasil Colônia até nossos dias, fornecendo elementos para formação de uma proposta viabilizadora para o Ensino Religioso. O segundo capítulo evidencia o processo formativo dos professores de Ensino Religioso e também a legislação para tal procedimento, esclarecendo as dificuldades para a inserção do Ensino Religioso na escola. O capítulo três aborda o Ensino Religioso nas escolas municipais da zona norte de Curitiba. Analisamos de forma documental a ASSINTEC e sua colaboração para a vigência do Ensino Religioso no âmbito escolar. A pesquisa nos forneceu o conhecimento da existência de normas para o Ensino Religioso nas escolas municipais contidas no Caderno Pedagógico: Ensino Religioso. A pesquisa revela que o processo formativo dos professores precisa urgentemente ser realizado, pois desse modo será passado para os educandos o sentido real do exercício da cidadania, que os tornará cidadãos participativos no destino dessa nação.
URI: http://dspace.est.edu.br:8080/xmlui/handle/BR-SlFE/189
Appears in Collections:Base de Teses e Dissertações da Faculdades EST

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
deus_vc_tmp132.PDF401.56 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.