Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/184
Title: | A interdisciplinaridade: uma proposta de humanização no processo do apreender do indivíduo. Por uma educabilidade do ser: o desafio do currículo globalizante |
metadata.dc.creator: | Conceição, Valdenilda Lopes França da |
metadata.dc.contributor.advisor1: | Ströher, Marga Janete |
Keywords: | Interdisciplinaridade;Aprendizagem;Currículo;Conhecimento;EDUCAÇÃO COMUNITÁRIA COM INFÂNCIA E JUVENTUDE;Interdisciplinarity;Learning;Curriculum;Knowledge |
Issue Date: | 17-May-2010 |
Publisher: | Faculdades EST |
Citation: | CONCEIÇÃO, Valdenilda Lopes França da. A interdisciplinaridade: uma proposta de humanização no processo do apreender do indivíduo. Por uma educabilidade do ser: o desafio do currículo globalizante. 2010. 94 f. Dissertação (Mestrado em Teologia) - Faculdades EST, São Leopoldo, 2010. |
metadata.dc.description.resumo: | O presente trabalho dissertativo é o resultado de uma pesquisa na tentativa de elucidar de que forma a interdisciplinaridade poderá contribuir para uma nova visão epistemológica e metodológica na transformação curricular, em prol de uma educação integral do ser. Tem como título: A interdisciplinaridade: uma proposta de humanização no processo do apreender do indivíduo: por uma educabilidade do ser, o desafio do currículo globalizante. Foi efetivado utilizando como metodologia a pesquisa bibliográfica exploratória e o estudo documental. Apoiou-se em referenciais teóricos na área do currículo e interdisciplinaridade e projetos, tendo como base de interlocução e diálogo autores como: Fazenda, Japiassu, Morin, Lück, Freire, Gadotti, Boaventura, Torres e Hernandez, dentre outros, com o objetivo de enfatizar a relevância da interdisciplinaridade como um movimento de superação da fragmentação do conhecimento e elucidar de que forma esta poderá contribuir para uma nova visão epistemológica e metodológica na transformação curricular, em prol de uma aprendizagem significativa para educabilidade do ser. Proporciona como foco de discussão o pensamento cartesiano: paradigma da modernidade e sua influência para a tendência pedagógica liberal tradicional, que norteou o pensamento moderno. Analisa a evolução do movimento de ruptura com o modelo cartesiano e a renovação interdisciplinar como um movimento de renovação do conhecimento. Discorre sobre a interdisciplinaridade e o currículo globalizante, seus pressupostos objetivos, impactos, valores, características, variações e desafios na educação pós- moderna a serem aprendidos e operacionalizados no contexto da complexidade. Aborda sobre os novos saberes que emergem frente aos desafios no contexto pós- moderno, apontando a prática de projetos educacionais, como um mecanismo de superação do conhecimento fragmentado para a formação integral do ser. Os resultados mostram que a tendência interdisciplinar na educação desponta como uma realidade na superação da fragmentação histórica do conhecimento e permite concluir que tanto a didática quanto o currículo, numa perspectiva interdisciplinar, poderão contribuir sobremaneira para um novo pensar e agir, por parte daqueles que ainda acreditam nos novos caminhos de uma educação transformadora e comprometida com a vida. |
URI: | http://dspace.est.edu.br:8080/xmlui/handle/BR-SlFE/184 |
Appears in Collections: | Base de Teses e Dissertações da Faculdades EST |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
conceicao_vlf_tmp75.PDF | 1.4 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.