Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/184
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Conceição, Valdenilda Lopes França da | |
dc.date.accessioned | 2016-06-17T20:29:45Z | - |
dc.date.available | 2011-01-28 | |
dc.date.available | 2016-06-17T20:29:45Z | - |
dc.date.issued | 2010-05-17 | |
dc.identifier.citation | CONCEIÇÃO, Valdenilda Lopes França da. A interdisciplinaridade: uma proposta de humanização no processo do apreender do indivíduo. Por uma educabilidade do ser: o desafio do currículo globalizante. 2010. 94 f. Dissertação (Mestrado em Teologia) - Faculdades EST, São Leopoldo, 2010. | por |
dc.identifier.uri | http://dspace.est.edu.br:8080/xmlui/handle/BR-SlFE/184 | - |
dc.description.abstract | This research is the result of a study that attempts to clarify the way in which the interdisciplinarity can contribute to a new epistemological and methodological vision within the curricular transformation, in favor of an integral education of the being. The title is: The interdisciplinarity: a proposal of humanization in the learning process of the individual: towards an educability of the being, the challenge of the globalizing curriculum. It was accomplished through a methodology based on exploratory bibliographical research and studies of documents. It sought support in theoretical references in the area of the curriculum, interdisciplinarity and projects, and the basis of interlocution and dialog were found in the following authors: Fazenda, Japiassu, Morin, Lück, Freire, Gadotti, Boaventura, Torres and Hernandez, among others. The objective is to emphasize the relevance of the interdisciplinarity as a movement to overcome the fragmentation of knowledge and to elucidate how it can contribute to a new epistemological and methodological vision towards the transformation of the curriculum in favor of a meaningful learning in the educability of the being. It provides a discussion centered in the Cartesian thought: paradigm of modernity and its influence on the traditional liberal educational trend which has guided the modern thought. It analyses the evolution of the movement of rupture with the Cartesian model and the interdisciplinary renovation as a movement to renew knowledge. It discusses the interdisciplinarity and the globalizing curriculum, its presupposed goals, impacts, values, characteristics, variations and challenges in post-modern education which need to be learned and operationalized in the context of complexity. It addresses the new knowledge which emerges in the post-modern context, pointing to the practice of educational projects as a mechanism to overcome the fragmented knowledge in order to form the integral being. The results show that the interdisciplinary tendency in education dawns as a reality in the overcoming of the historical fragmentation of knowledge and allows us to conclude that both the didactics and the curriculum, in an interdisciplinary perspective, can greatly contribute to the occurrence of new thoughts and actions of those who still believe in a new education, which is transforming and committed to life. | eng |
dc.format | application/pdf | por |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Faculdades EST | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Interdisciplinaridade | por |
dc.subject | Aprendizagem | por |
dc.subject | Currículo | por |
dc.subject | Conhecimento | por |
dc.subject | EDUCAÇÃO COMUNITÁRIA COM INFÂNCIA E JUVENTUDE | por |
dc.subject | Interdisciplinarity | eng |
dc.subject | Learning | eng |
dc.subject | Curriculum | eng |
dc.subject | Knowledge | eng |
dc.title | A interdisciplinaridade: uma proposta de humanização no processo do apreender do indivíduo. Por uma educabilidade do ser: o desafio do currículo globalizante | por |
dc.type | Dissertação | por |
dc.contributor.advisor-co1 | Klein, Remi | |
dc.contributor.advisor-co1Lattes | http://lattes.cnpq.br/6363213953832880 | por |
dc.description.resumo | O presente trabalho dissertativo é o resultado de uma pesquisa na tentativa de elucidar de que forma a interdisciplinaridade poderá contribuir para uma nova visão epistemológica e metodológica na transformação curricular, em prol de uma educação integral do ser. Tem como título: A interdisciplinaridade: uma proposta de humanização no processo do apreender do indivíduo: por uma educabilidade do ser, o desafio do currículo globalizante. Foi efetivado utilizando como metodologia a pesquisa bibliográfica exploratória e o estudo documental. Apoiou-se em referenciais teóricos na área do currículo e interdisciplinaridade e projetos, tendo como base de interlocução e diálogo autores como: Fazenda, Japiassu, Morin, Lück, Freire, Gadotti, Boaventura, Torres e Hernandez, dentre outros, com o objetivo de enfatizar a relevância da interdisciplinaridade como um movimento de superação da fragmentação do conhecimento e elucidar de que forma esta poderá contribuir para uma nova visão epistemológica e metodológica na transformação curricular, em prol de uma aprendizagem significativa para educabilidade do ser. Proporciona como foco de discussão o pensamento cartesiano: paradigma da modernidade e sua influência para a tendência pedagógica liberal tradicional, que norteou o pensamento moderno. Analisa a evolução do movimento de ruptura com o modelo cartesiano e a renovação interdisciplinar como um movimento de renovação do conhecimento. Discorre sobre a interdisciplinaridade e o currículo globalizante, seus pressupostos objetivos, impactos, valores, características, variações e desafios na educação pós- moderna a serem aprendidos e operacionalizados no contexto da complexidade. Aborda sobre os novos saberes que emergem frente aos desafios no contexto pós- moderno, apontando a prática de projetos educacionais, como um mecanismo de superação do conhecimento fragmentado para a formação integral do ser. Os resultados mostram que a tendência interdisciplinar na educação desponta como uma realidade na superação da fragmentação histórica do conhecimento e permite concluir que tanto a didática quanto o currículo, numa perspectiva interdisciplinar, poderão contribuir sobremaneira para um novo pensar e agir, por parte daqueles que ainda acreditam nos novos caminhos de uma educação transformadora e comprometida com a vida. | por |
dc.publisher.country | BR | por |
dc.publisher.department | Teologia | por |
dc.publisher.program | Programa de Teologia | por |
dc.publisher.initials | EST | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA | por |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/2579054980888904 | por |
dc.contributor.advisor1 | Ströher, Marga Janete | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/9377539583841202 | por |
Appears in Collections: | Base de Teses e Dissertações da Faculdades EST |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
conceicao_vlf_tmp75.PDF | 1.4 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.