Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/183
Title: Uma hermenêutica bíblica popular e feminista na perspectiva da mulher nordestina: um relato de experiência
metadata.dc.creator: Santos, Odja Barros
metadata.dc.contributor.advisor1: Kilpp, Nelson
Keywords: Hermenêutica bíblica;Teologia feminista;Educação popular;BIBLIA;Popular education;Biblical hermeneutics;Feminist theology;Bible
Issue Date: 5-Nov-2010
Publisher: Faculdades EST
Citation: SANTOS, Odja Barros. Uma hermenêutica bíblica popular e feminista na perspectiva da mulher nordestina: um relato de experiência. 2010. 75 f. Dissertação (Mestrado em Teologia) - Faculdades EST, São Leopoldo, 2010.
metadata.dc.description.resumo: O objetivo principal desta dissertação é fazer uma reflexão sobre as implicações pedagógicas, metodológicas e hermenêuticas da leitura da Bíblia, a partir de uma perspectiva popular e feminista. Nos dois primeiros capítulos são apresentadas algumas implicações envolvidas nessa leitura. Nas implicações pedagógicas foram resgatadas algumas das ideias de educação libertadora e conscientizadora presentes na Pedagogia do Oprimido, de Paulo Freire. Nas implicações metodológicas foi destacada a leitura popular da Bíblia como referência de verdadeiro processo de estudo bíblico popular, que parte de uma pedagogia conscientizadora e libertadora. E nas implicações hermenêuticas foi proposto um diálogo com a hermenêutica crítica feminista de libertação, desenvolvida por Elisabeth S. Fiorenza, pelo seu compromisso ético e político com a mulher enquanto sujeito histórico. No terceiro capitulo são apresentados um relato de experiência do grupo Flor de Manacá e o estudo realizado pelo grupo com o texto do Evangelho de João 8.1-12, que buscou visibilizar não só a metodologia da leitura popular e feminista da Bíblia, mas todo o processo do grupo como sujeito da leitura da Bíblia no contexto da cultura nordestina. Essa experiência e a pesquisa são reveladoras da importância dos grupos e da comunidade num processo de uma nova pedagogia para os estudos bíblicos, comprometidos com uma leitura da Bíblia que seja conscientizadora e libertadora e ao mesmo tempo sensível aos contextos culturais nos quais estão inseridos.
URI: http://dspace.est.edu.br:8080/xmlui/handle/BR-SlFE/183
Appears in Collections:Base de Teses e Dissertações da Faculdades EST

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
santos_ob_tmp129.PDF1.01 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.