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http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/183
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.creator | Santos, Odja Barros | |
dc.date.accessioned | 2016-06-17T20:29:45Z | - |
dc.date.available | 2011-01-28 | |
dc.date.available | 2016-06-17T20:29:45Z | - |
dc.date.issued | 2010-11-05 | |
dc.identifier.citation | SANTOS, Odja Barros. Uma hermenêutica bíblica popular e feminista na perspectiva da mulher nordestina: um relato de experiência. 2010. 75 f. Dissertação (Mestrado em Teologia) - Faculdades EST, São Leopoldo, 2010. | por |
dc.identifier.uri | http://dspace.est.edu.br:8080/xmlui/handle/BR-SlFE/183 | - |
dc.description.abstract | The main goal of this dissertation is to consider the pedagogical, methodological and hermeneutical implications of the reading of the Bible, in a popular and feminist perspective. In the first two chapters are presented some implications involved in this reading. Concerning the pedagogical implications we came back to some ideas on liberating education of Paulo Freire‟s work Pedagogy of the oppressed. Concerning the methodological implications we highlighted in the popular reading of the Bible as a reference for true popular Bible study process, starting from a liberating and empowering pedagogy. Concerning the hermeneutical implications, it was proposed a dialogue with the critical feminist liberation hermeneutics, developed by Elisabeth S. Fiorenza, because of her political and ethical commitment with women while historical subjects. In the third chapter are presented a report of the Flor de Manacá group experience, and the reflection conducted by that group on the text of the Gospel of John 8.1-12. It aimed not only to show the popular methodology and feminist reading of the Bible, but also the whole process of the group as a subject of the reading of the Bible in the context of Brazilian Northeastern culture. This experience and research reveal the importance of the groups and of the community in a process of a new pedagogy for biblical studies, committed to a reading of the Bible that is liberating and empowering and, at the same time, sensible to the cultural context in which it is inserted. | eng |
dc.format | application/pdf | por |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Faculdades EST | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Hermenêutica bíblica | por |
dc.subject | Teologia feminista | por |
dc.subject | Educação popular | por |
dc.subject | BIBLIA | por |
dc.subject | Popular education | eng |
dc.subject | Biblical hermeneutics | eng |
dc.subject | Feminist theology | eng |
dc.subject | Bible | eng |
dc.title | Uma hermenêutica bíblica popular e feminista na perspectiva da mulher nordestina: um relato de experiência | por |
dc.type | Dissertação | por |
dc.description.resumo | O objetivo principal desta dissertação é fazer uma reflexão sobre as implicações pedagógicas, metodológicas e hermenêuticas da leitura da Bíblia, a partir de uma perspectiva popular e feminista. Nos dois primeiros capítulos são apresentadas algumas implicações envolvidas nessa leitura. Nas implicações pedagógicas foram resgatadas algumas das ideias de educação libertadora e conscientizadora presentes na Pedagogia do Oprimido, de Paulo Freire. Nas implicações metodológicas foi destacada a leitura popular da Bíblia como referência de verdadeiro processo de estudo bíblico popular, que parte de uma pedagogia conscientizadora e libertadora. E nas implicações hermenêuticas foi proposto um diálogo com a hermenêutica crítica feminista de libertação, desenvolvida por Elisabeth S. Fiorenza, pelo seu compromisso ético e político com a mulher enquanto sujeito histórico. No terceiro capitulo são apresentados um relato de experiência do grupo Flor de Manacá e o estudo realizado pelo grupo com o texto do Evangelho de João 8.1-12, que buscou visibilizar não só a metodologia da leitura popular e feminista da Bíblia, mas todo o processo do grupo como sujeito da leitura da Bíblia no contexto da cultura nordestina. Essa experiência e a pesquisa são reveladoras da importância dos grupos e da comunidade num processo de uma nova pedagogia para os estudos bíblicos, comprometidos com uma leitura da Bíblia que seja conscientizadora e libertadora e ao mesmo tempo sensível aos contextos culturais nos quais estão inseridos. | por |
dc.publisher.country | BR | por |
dc.publisher.department | Teologia | por |
dc.publisher.program | Programa de Teologia | por |
dc.publisher.initials | EST | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA | por |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/9636487441346416 | por |
dc.contributor.advisor1 | Kilpp, Nelson | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3162374005702253 | por |
Appears in Collections: | Base de Teses e Dissertações da Faculdades EST |
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santos_ob_tmp129.PDF | 1.01 MB | Adobe PDF | View/Open |
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