Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/181
Title: O projeto pedagógico e a autonomia da escola
metadata.dc.creator: Vieira, Elisangela Gama Mamedio
metadata.dc.contributor.advisor1: Wachs, Manfredo Carlos
Keywords: Gestão Escolar;Gestão Democrática;Projeto Pedagógico;Autonomia Escolar;Processo Participativo;EDUCAÇÃO COMUNITÁRIA COM INFÂNCIA E JUVENTUDE;School Management;Democratic Management;Pedagogical process;School autonomy;Participatory project
Issue Date: 25-Dec-2010
Publisher: Faculdades EST
Citation: VIEIRA, Elisangela Gama Mamedio. O projeto pedagógico e a autonomia da escola. 2010. 75 f. Dissertação (Mestrado em Teologia) - Faculdades EST, São Leopoldo, 2010.
metadata.dc.description.resumo: O trabalho aborda a Gestão Escolar, com ênfase no planejamento participativo, tendo por base a busca pelo adequado entendimento sobre o Projeto Pedagógico (PP), no sentido de favorecer a autonomia e desenvolvimento pedagógico da escola. Portanto, a pesquisa surge dessa necessidade de realizar um aprofundamento teórico sobre concepção, finalidade e benefícios do PP, bem como a importância de sua elaboração com a participação de toda a comunidade escolar. Pensando em ter um resultado exitoso com esta pesquisa, o enfoque está em teóricos da área, mas especialmente em Paulo Freire, buscando referência de autores que apontam a questão da construção e utilização do PP como forte ferramenta para assegurar a autonomia e acompanhamento processual do planejamento a médio e longo prazo da escola, considerando a premissa de um planejamento com a participação da comunidade escolar. Este trabalho também estará embasado em documentos propostos pelo MEC, como a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional LDBEN, n. 9394/96, além dos documentos que fundamentam as proposições do Conselho Estadual de Educação.
URI: http://dspace.est.edu.br:8080/xmlui/handle/BR-SlFE/181
Appears in Collections:Base de Teses e Dissertações da Faculdades EST

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
vieira_egm_tmp135.PDF477.91 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.