Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/181
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorVieira, Elisangela Gama Mamedio
dc.date.accessioned2016-06-17T20:29:44Z-
dc.date.available2011-01-28
dc.date.available2016-06-17T20:29:44Z-
dc.date.issued2010-12-25
dc.identifier.citationVIEIRA, Elisangela Gama Mamedio. O projeto pedagógico e a autonomia da escola. 2010. 75 f. Dissertação (Mestrado em Teologia) - Faculdades EST, São Leopoldo, 2010.por
dc.identifier.urihttp://dspace.est.edu.br:8080/xmlui/handle/BR-SlFE/181-
dc.description.abstractThis work deals with the School Management with emphasis on participatory planning, based on the search for appropriate understanding about the Pedagogical Project (PP), to encourage the autonomy and pedagogical development of the school. Therefore the search arises this need for a deepening theoretical on design, purpose and benefits of PP, as well as the importance of their preparation with the participation of all the school community. Thinking have a result exitoso this research the theoretical focus is in the area, but especially Paulo Freire, seeking authors reference point to the question of the construction and use of pp a strong tool for ensuring the autonomy and monitoring of procedural planning the medium and long term of the school, whereas the premise of a planning with the participation the school community. This work will also be based on documents proposed by the MEC, as the Law of Directives and National Education Bases LDB, No 9394/96, in addition to the documents underlying the propositions of the Council for Education.eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherFaculdades ESTpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectGestão Escolarpor
dc.subjectGestão Democráticapor
dc.subjectProjeto Pedagógicopor
dc.subjectAutonomia Escolarpor
dc.subjectProcesso Participativopor
dc.subjectEDUCAÇÃO COMUNITÁRIA COM INFÂNCIA E JUVENTUDEpor
dc.subjectSchool Managementeng
dc.subjectDemocratic Managementeng
dc.subjectPedagogical processeng
dc.subjectSchool autonomyeng
dc.subjectParticipatory projecteng
dc.titleO projeto pedagógico e a autonomia da escolapor
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor-co1Klein, Remi
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6363213953832880por
dc.description.resumoO trabalho aborda a Gestão Escolar, com ênfase no planejamento participativo, tendo por base a busca pelo adequado entendimento sobre o Projeto Pedagógico (PP), no sentido de favorecer a autonomia e desenvolvimento pedagógico da escola. Portanto, a pesquisa surge dessa necessidade de realizar um aprofundamento teórico sobre concepção, finalidade e benefícios do PP, bem como a importância de sua elaboração com a participação de toda a comunidade escolar. Pensando em ter um resultado exitoso com esta pesquisa, o enfoque está em teóricos da área, mas especialmente em Paulo Freire, buscando referência de autores que apontam a questão da construção e utilização do PP como forte ferramenta para assegurar a autonomia e acompanhamento processual do planejamento a médio e longo prazo da escola, considerando a premissa de um planejamento com a participação da comunidade escolar. Este trabalho também estará embasado em documentos propostos pelo MEC, como a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional LDBEN, n. 9394/96, além dos documentos que fundamentam as proposições do Conselho Estadual de Educação.por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.departmentTeologiapor
dc.publisher.programPrograma de Teologiapor
dc.publisher.initialsESTpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIApor
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4174120295444067por
dc.contributor.advisor1Wachs, Manfredo Carlos
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8679182448370232por
Appears in Collections:Base de Teses e Dissertações da Faculdades EST

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
vieira_egm_tmp135.PDF477.91 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.