Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/167
Title: | A implementação da educação inclusiva em uma escola no município de Cristalina - GO |
metadata.dc.creator: | Baggio, Sandra Santos Rocha |
metadata.dc.contributor.advisor1: | Streck, Gisela Isolde Waechter |
Keywords: | Escola Inclusiva;Educação Especial e Formação de Professores;RELIGIÃO E EDUCAÇÃO;Inclusive School;Special Education and Teacher Training |
Issue Date: | 23-Jul-2010 |
Publisher: | Faculdades EST |
Citation: | BAGGIO, Sandra Santos Rocha. A implementação da educação inclusiva em uma escola no município de Cristalina - GO. 2010. 95 f. Dissertação (Mestrado em Teologia) - Faculdades EST, São Leopoldo, 2010. |
metadata.dc.description.resumo: | A política de Educação Inclusiva surgiu a partir da Declaração Mundial de Educação para Todos, realizada em Jomtien, na Tailândia em 1990, e o Plano Decenal de Educação para Todos (Brasil, 1993). Esse direito pode ser alcançado por meio da implantação da política nacional de educação especial. Essa mudança de concepção baseia-se nas ideias de que as mudanças estruturais, organizacionais e metodológicas poderão responder às necessidades educacionais dos alunos beneficiando a todos independente de apresentarem qualquer tipo de deficiência. Diante disso, as escolas regulares que se viram diante da tarefa de trabalhar com a diversidade perceberam a necessidade de promover a mudança na conceituação do currículo, na formação dos professores, nos métodos de ensino e também nas atuações e responsabilidades das administrações educacionais. A gestão democrática na escola é caracterizada pelo reconhecimento da importância da participação consciente e esclarecida das pessoas (escola, família e comunidade), nas decisões sobre orientação e planejamento de seu trabalho. Visando assim a democratização do processo pedagógico, a participação responsável de todos nas decisões necessárias e na sua efetivação mediante um compromisso coletivo com os resultados educacionais de qualidade. A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional Lei nº 9394/96 prevê que para uma gestão democrática é necessário que os sistemas de ensino definam as normas da gestão democrática é necessário que os sistemas de ensino definam as normas da gestão do ensino público na educação básica, de acordo com as peculiaridades e conforme os seguintes princípios: participação dos profissionais da educação na elaboração do projeto pedagógico da escola, participação das comunidades escolar e local em conselhos escolares ou equivalentes. Estes princípios constituem uma das garantias do direito à participação e possibilitam as pessoas a intervir na construção de políticas e na gestão da escola. Trata-se da percepção de que, para funcionar, a escola necessita da adesão de seus usuários, alunos, pais ou responsáveis, aos propósitos educativos a que ela deve visar e essas ações efetivas e que devem redundar para o bom desempenho do estudante. Essa mudança de concepção baseia-se nas ideias de que as mudanças estruturais, organizacionais e metodológicas poderão responder às necessidades educacionais dos alunos beneficiando a todos independente de apresentarem qualquer tipo de deficiência. Observa-se que a construção do convívio democrático na escola é um processo que se realiza no dia-a-dia, com a participação da comunidade escolar e local. A inclusão, embora tendo obstáculos e sendo complexa, é necessária e possível de ser implementada. Esse novo paradigma propõe uma sensibilização de todas as pessoas. Uma atitude positiva da parte dos pais favorece a inclusão escolar e social. A figura da família é de fundamental importância para o desenvolvimento de qualquer indivíduo, especialmente dos portadores de necessidades especiais. |
URI: | http://dspace.est.edu.br:8080/xmlui/handle/BR-SlFE/167 |
Appears in Collections: | Base de Teses e Dissertações da Faculdades EST |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
baggio_ssr_tmp125.PDF | 200.35 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.